Terceira edição da Campus Party Brasília começa nesta quarta-feira e vai até domingo

Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Começa nesta quarta-feira, 19, no Estádio Mané Garrincha, a 3a edição da Campus Party Brasília. Até domingo, 23, o evento deve receber mais de 70 mil visitantes para 350 horas de programação, com conteúdo e atividades realizadas em três espaços: Camping, Arena e Open Campus. Palestras, simuladores, drones, coleta de lixo eletrônico, maker space e muita troca de informações sobre tecnologia, educação, criatividade, empreendedorismo e economia criativa. Um dos destaques da programação é a palestra com Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, que falará sobre desafios das operações do mundo do rock e da aviação comercial na tarde de sábado.

A edição brasiliense é a segunda maior do mundo, fica atrás da de São Paulo (SP) e lado a lado com a de Bogotá (Colômbia). “O público de Brasília é um dos que mais lota os palcos e prestigia os palestrantes, por isso, para essa edição, empoderamos ainda mais nosso ecossistema dando espaço e voz às comunidades. Eles trarão conteúdo de excelente qualidade e, além disso, nos ajudam a dar continuidade ao evento, mesmo após o seu término”, avalia o diretor geral da Campus Party, Tonico Novaes.

Diretor geral da Campus Party, Tonico Novaes | Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

O espaço Camping ocupa uma área interna dos anéis do estádio e conta com 1 mil e 500 barracas simples e 500 duplas montadas para abrigar 2 mil e 500 dos 6 mil campuseiros, os outros 3 mil e 500 são visitantes. Há espaço para guarda-volumes e banheiros com chuveiro quente.

A Arena tem quatro palcos ー Feel The Future, Coders, Creativity e Entrepreneurshipe ー e três espaços para workshops ー IoT (internet das coisas), Creators e Startups. Há ainda áreas destinadas a comunidades, para compartilhar conteúdo e estimular networking: NapkinTalk, Elas Projetam, STEM for Girls, Uhull/Criados para Criar, Dumont HackerSpace/Calango HackerClub e PyLadies. Neste local também serão realizados Hackathons ー maratonas de conhecimento para desenvolver soluções tecnológicas ー com cinco desafios. O Zé Gotinha, em parceria com o Ministério da Saúde, para fortalecer a vigilância e aumentar a cobertura vacinal; Aprender Bem, para criar soluções e promover metodologias ativas para Educação; e Tempo de Ação, que terá três temas, Inclusão e Proteção da Mulher do DF, Turismo e Transparência.

O Open Campus é a área de acesso aberto e gratuito ao público. De quinta-feira (20) a sábado (22), funcionará das 10h às 20h e, no domingo, das 10h às 16h. Haverá quatro opções de simuladores, um de helicóptero, um de asa delta e dois de carros de corrida; na Arena de Drones, demonstração e batalha de drones; no FreePlay, campeonatos e games. No espaço Educação do Futuro, apresentações de projetos educacionais de várias partes do país que usam tecnologia, workshops e outras interações sobre o tema.

Ainda na área de acesso livre, no palco STEAM, programação voltada para a metodologia integrada e baseada em projetos de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática. A área Crianças Hackers é voltada para visitantes com idade entre oito anos e 16 anos e oferece oficinas com a proposta de despertar o interesse dos campuseiros de amanhã. No RobotiCampus, robótica com workshops e mostra de projetos tecnológicos e científicos. No MakerSpace, diversas atividades sobre cultura maker, robótica educacional e fabricação digital. Haverá ainda coleta de lixo eletrônico em um ônibus adaptado.

O projeto Include é outra atração do Open Campus. A iniciativa do Instituto Campus Party consiste na criação e montagem de laboratório de robótica para aproximar jovens de até 18 anos que não têm acesso a tecnologia. A proposta é identificar talentos em comunidades menos favorecidas e criar vias para que possam estudar em escolas especiais, sejam encaminhados ao mercado de trabalho e contribuam com soluções tecnológicas para a própria comunidade. O programa Startup & Makers, de incentivo ao empreendedorismo, é uma plataforma para empresas com potencial de crescimento que reúne networking, interação, conhecimento e possibilidade de contato com empresas e investidores. No Campus Future, haverá mostra de projetos acadêmicos desenvolvidos em salas de aula por alunos de graduação, recém-formados e de centros de pesquisa de vários locais do país, onde visitantes poderão experimentar protótipos.

2o Fórum Educação do Futuro
Em paralelo às atividades da Campus Party Brasília ocorrerá o 2o Fórum Educação do Futuro, com painéis e palestras nos palcos da Arena e atividades na Sala do Futuro. O presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia, destaca que a realidade econômica, política e social da sociedade contemporânea tem se transformado em uma velocidade crescente, exigindo dos indivíduos ー especialmente dos jovens ー uma capacidade de adaptação e transformação de mesma intensidade.

Presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia | Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

“A educação do século XXI, nesse contexto imprevisível, enquanto meio de aceleração desse processo, precisa ser repensada. Não apenas em suas regras, estruturas, métodos, mas nos seus objetivos e metas pensadas a partir das necessidades imediatas e futuras.”

Francesco Farruggia
presidente do Instituto Campus Party

Campus Party
Com setenta e cinco edições em todo o mundo, o Campus Party é a maior experiência internacional baseada em inovação e criatividade, com imersões sobre internet das coisas, blockchain, cultura maker, educação e empreendedorismo. Funciona como catalisador que reúne empresas, pessoas, comunidades, ensino superior e instituições de ponta para formar uma comunidade global e é um ponto de referência para as novas gerações sobre as questões do futuro e o uso consciente da tecnologia para mudar o mundo. Conta com mais de 550 mil campuseiros cadastrados em todo o mundo. Além do Brasil, onde está presente há 12 anos, já produziu edições na Espanha, Holanda, México, Alemanha, Reino Unido, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia, Equador, Itália e Singapura.

Serviço
Campus Party Brasília l #CPBSB3
De 20 a 22 de junho, de quinta-feira a sábado, das 10h às 20h, com circulação até às 21h
23 de junho, domingo, das 10h às 16h, com circulação até às 17h
Estádio Mané Garrincha
Programação completa

 

COMPARTILHAR

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here