SEMINÁRIO INTERNACIONAL ECONOMIA CRIATIVA COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO

0

por redação Socialismo Criativo em 21/02/2019.

Nos dias 21 e 22 de março,será promovido o Seminário Internacional Economia Criativa como Estratégia de Desenvolvimento, em Brasília-DF. O encontro visa, entre outras coisas, ampliar a discussão sobre o tema, vinculando-o a soluções para os problemas mais candentes de segurança pública, educação e projeto de desenvolvimento.A proposta é que a inclusão do tema em plataformas, projetos e programas de governos municipais, estaduais e federais impulsione crescimentos econômicos e progressos sociais.

“O mundo mudou, continua mudando, vivemos numa sociedade organizada em rede, onde o sistema de produção capitalista está migrando em alta velocidade para uma realidade onde a principal commodity é o conhecimento e a informação. Nesse contexto, onde aplicativos tomam o lugar que antes era de empresas físicas e seres humanos são substituídos por sistemas operacionais, precisamos repensar nosso modo de produção e definir quais os melhores caminhos para o Brasil. A economia criativa é uma consequência e uma alternativa a essas mudanças”, observa o presidente da Fundação João Mangabeira, Ricardo Coutinho.

Para tratar do tema, serão 12 palestrantes convidados – dez brasileiros, um de Portugal e uma da Colômbia – de áreas como economia, arquitetura, tecnologia e outras que incidem no tema central de Economia Criativa. “Esse seminário, na verdade, é o cumprimento de uma etapa do processo de consolidação da Economia Criativa como estratégia de desenvolvimento, que o PSB adotou no seu último congresso, em março de 2018”, explica o presidente do Instituto Pensar, Domingos Leonelli. “Nossa curadoria procurou trazer o que há de melhor na formulação teórica da Economia Criativa como estratégia”, completa.

Nos dois dias, o Seminário Internacional Economia Criativa como Estratégia de Desenvolvimento terá cinco painéis temáticos: “Inovação e Educação, as bases de uma revolução criativa”, “Sociedade, Indústria e Projeto de Desenvolvimento”, “Reforma Urbana Criativa”,“Economia Criativa e Inclusão Social, contra a violência” e “Políticas Públicas e Modelos de Governanças”. O evento vai reunir, em Brasília, membros do diretório nacional do PSB e dirigentes do partido, governadores, senadores e deputados federais e estaduais, dirigentes de movimentos sociais do PSB e coordenadores regionais da Fundação João Mangabeira. O encontro será realizado pelo PSB Nacional e pela Fundação João Mangabeira, sob curadoria do Instituto Pensar. Para quem quiser acompanhar as palestras, haverá transmissão ao vivo pela TV João Mangabeira (www.fjmangabeira.org.br).

1º dia – No dia 21, a partir das 18h, a palestra de abertura, intitulada “Inovação e Educação, as bases de uma revolução criativa”, terá como palestrante Viviane Mosé.

2º dia – No dia 22, o Seminário Internacional terá, em seu primeiro painel da manhã (9h a 10h30), o tema “Sociedade, Indústria e Projeto de Desenvolvimento”, com a presença de Lídia Goldenstein, Francisco Saboya e um representante da Embaixada da República Popular da China no Brasil.

No segundo painel da manhã (11h a 12h30), “Reforma Urbana Criativa” será o tema e os palestrantes serão Ana Carla Fonseca, Carlos Martins e Carlos Leite.

Para a tarde,no terceiro painel do dia (14h a 15h30), foi reservado o tema “Economia Criativa e Inclusão Social, contra a violência”. Charles Siqueira, Francesco Farrugiae Paula Trujillo são os convidados para tratar da pauta.

Finalizando as mesas, o quarto painel (16h a 17h30) terá como assunto “Políticas Públicas e Modelos de Governanças” e serão palestrantes Claudia Leitão e Domingos Leonelli.

SERVIÇO
O QUÊ: Seminário Internacional Economia Criativa como Estratégia de Desenvolvimento
QUANDO: 21/03, das 18 às 20h, e 22/03, das 09 às 17h30
ONDE: Hotel Nacional (SHS Quadra 1 – Bloco A – Asa Sul), em Brasília/DF
REALIZAÇÃO: PSB Nacional e Fundação João Mangabeira
CURADORIA: Instituto Pensar

Saiba mais no hotsite do evento http://fjmangabeira.org.br/economiacriativa/

 

REALIZAÇÃO  CURADORIA

 

COMPARTILHAR

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here