Santo André lança Escola Aberta de Inovação e Empreendedorismo.

0

por Guilherme Menezes em 12/09/2018.

Santo André, 12 de setembro de 2018 – Democratizar o acesso às informações relacionadas à inovação, empreendedorismo, novas relações do trabalho e geração de renda é o propósito da Escola Aberta de Inovação e Empreendedorismo, plataforma lançada nesta quarta-feira (12) pela Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego.

Meeting Empresarial. Credito_Alex Cavanha_PSA.

A iniciativa, inédita no País, em parceria com a Engage – startup de Santo André que disponibilizou a plataforma – irá proporcionar aos participantes acesso gratuito a trilhas do conhecimento. A ideia é que a população da cidade identifique as melhores oportunidades para inovar e entenda melhor as mudanças que estão ocorrendo com a transformação digital. Os assuntos foram mapeados de acordo com o que há de mais atual no mundo. Entre os temas estão maneiras mais simples de falar sobre startups, blockchain, IOT, como elaborar um modelo de negócio, entre outros.

Plataforma apresentará conteúdos educacionais e gameficação como instrumento de estímulo aos participantes.

“Santo André valoriza e incentiva o empreendedorismo, a inovação tecnológica e as novas oportunidades de geração de emprego e renda para a nossa gente, para termos um desenvolvimento social sustentável na nossa cidade”, disse o prefeito Paulo Serra.

Os conteúdos foram disponibilizados por parceiros como Fundação Dom Cabral, Fundação Getúlio Vargas (Strong), Rodrigo Giaffredo, Inovation Catalyst da IBM. A medida, que inclui vídeos, cursos, textos e avaliações, contará ainda com ações presenciais rastreadas por sistema.

“A criação da escola é um marco para o ecossistema de inovação da região. Para se ter uma cidade inovadora é preciso que as pessoas tenham essa ideia em mente. Vamos trazer conteúdos de qualidade para que a população entenda este modo de pensar inovação, conhecendo os problemas e buscando novas soluções”, enfatizou Felipe Carvalho, Diretor de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Tecnologia e Turismo da Prefeitura de Santo André.

Aqui os conteúdos podem ser acessados:

Em cada atividade realizada, os participantes, de diversos perfis profissionais e faixas etárias, ganharão pontos e os líderes do ranking receberão prêmios que incluem bolsa de estudos de 100% em curso de graduação doados pela Fundação Santo André, além de cursos de extensão, livros, entre outros. Haverá uma premiação após 12 meses para os dois primeiros colocados, além de prêmios surpresa durante todo o ano.

Missão Portugal – Ainda nesta quarta-feira foi lançada também a Missão Portugal. A atividade terá dois focos principais: imersão no ecossistema mundial de inovação e comércio exterior. No roteiro está a participação na maior conferência de tecnologia do planeta, o Web Submit e visitas técnicas promovidas pela Câmara de Comércio Portuguesa. Além disso, os participantes terão a possibilidade de agendamento de encontros com potenciais clientes na Europa visando a realização de comércio exterior. A missão é promovida em parceria com a Atlantic Hub e o Itescs (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul).

Startup Weekend. Credito_Ricardo Trida_PSA

Iniciativas – Entre outras iniciativas de incentivo ao empreendedorismo, além do avanço tecnológico e econômico para geração de emprego e renda, a Prefeitura apoia eventos como o 1º Meetup Santo André, realizado em maio deste ano. O encontro teve como objetivo integrar os agentes que fazem parte do ecossistema de inovação e empreendedorismo do município.

Outra ação foi o Startup Weekend. Realizado em agosto, trouxe durante um final de semana imersão de 54 horas no modelo de trabalho de uma startup, ensinando na prática como construir um negócio inovador.

Além disso, ainda em agosto, com foco no futuro e desenvolvimento da cidade, a Prefeitura de Santo André realizou o 2º Meeting Empresarial com o tema “Transformação digital e as novas regras do jogo”. O encontro reuniu cerca de 300 empresários para discutir os novos rumos que as mudanças digitais trazem para o cenário econômico, o caminho para mais investimentos no município e o papel do poder público no desenvolvimento da economia andreense.

Texto: Caroline Terzi
Foto: Divulgação/PSA

Fonte: www2.santoandre.sp.gov.br

COMPARTILHAR

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here