Juazeirocriativo.com foi um sucesso.

0

Exposições claras, casos de sucesso bem relatados, plateia atenta e participativa. Considerando a greve dos caminheiros que paralisou o pais, o Seminário Juazeiro Criativo.com foi um grande sucesso, com a ativa participação de mais de sessenta lideranças da área cultural, empresarial e comunidade.

Promovido pela Fundação João Mangabeira e organizado pelo Instituto Pensar, com o apoio de instituições como IDEZ e do SEBRAE, o evento realizou-se no auditório da UNEB em Juazeiro, dia 26 de maio entre as 9 hs e as 16 horas.

O primeiro painel foi aberto com a exposição do presidente do Instituto Pensar e editor do site www.socialismocriativo.com.br, Domingos Leonelli sobre a Economia Criativa como estratégia para o desenvolvimento. Leonelli defendeu a ideia de que um projeto de desenvolvimento nacional na segunda década do século XXI precisa incorporar a inovação e a economia criativa como um eixo autônomo. Foi seguido pelas intervenções do diretor e dramaturgo Marcus Velasch, reconhecendo que até o teatro está enfrentando os desafios das novas plataformas digitais. Já o coordenador de escolas culturais, Alan Alves reforçou a tese de que é necessária e possível uma educação voltada para a Economia Criativa.

Inovação motor da criatividade

O segundo painel, mediado por Carlos Neiva, presidente do IDEZ, foi marcado pelas excelentes exposições de Charles Siqueira, Sibele Fonseca do site Preto no Branco, e Carlos Cointeiro gerente regional do Sebrae.

Charles discorria sobre sua experiência de inclusão social no Rio de Janeiro através de várias linguagens artísticas e de inúmeras atividades ligadas a economia criativa. Sibele, historiou a criação do site www.pretonobranco.com.br como uma experiência do exercício da verdadeira liberdade de imprensa. E Carlos Cointeiro procurou demonstrar que a inovação é o principal motor da criatividade. Inclusive nas pequenas e micro-empresas, área preferencial de atuação do Sebrae.

Juazeiro revelação criativa

O terceiro painel tratou somente de casos de sucesso em economia criativa de Juazeiro. A quantidade e a qualidade dos casos apresentados revelam o imenso potencial criativo da terra de João Gilberto e Ivete Sangalo.

Do “Vapor do Vinho” apresentado pelo seu criador Luiz Rogerio às “Biojóias um tesouro do sertão” anunciadas por Marlus Daniel, passando pela rica e bem-sucedida experiência de turismo náutico de Rodrigo Rodrigues da Arca Sport.
Apresentaram suas experiências também Lucia Rego. Diretora da casa do sertão e Euri Mania rapper de grande prestigio na cidade.

COMPARTILHAR

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here