Governo capixaba lança maior investimento em audiovisual na história do estado

Foto: Hélio Filho/Secom /Governo do Espírito Santo

A gestão do PSB no Espírito Santo, governado pelo socialista Renato Casagrande, anunciou o maior investimento da história do estado no setor de audiovisual. Ao todo, serão repassados R$ 11,9 milhões em 14 editais de seleção de projetos de audiovisual. Os recursos são provenientes da parceria de co-investimento do Fundo Setorial do Audiovisual/Ancine (FSA) com o Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura). Os editais foram apresentados ao público em solenidade realizada no Palácio Anchieta, em Vitória.

A iniciativa está em sintonia com o caminho escolhido pelo PSB Nacional, que é a primeira legenda a adotar a economia criativa como estratégia para o desenvolvimento. Durante o pronunciamento na solenidade do anúncio dos investimentos, dia 3 de julho Casagrande enfatizou a importância do investimento em cultura e o seu papel na sociedade. Também falou sobre o resgate dos investimentos na área, bem como das entidades e das pessoas que trabalham com a cultura no Espírito Santo

“Quando fazemos ações como essas, quando fortalecemos o Conselho Estadual de Cultura, quando abrimos a Secretaria para dialogar, começamos a criar resultados. O audiovisual foi o que mais se impôs na sociedade e precisamos incentivar a criatividade e seu desenvolvimento. A economia criativa une inovação e criatividade.”
Renato Casagrande (PSB-ES)
Governador do Espírito Santo

O impacto dos recursos no setor audiovisual é um fator estratégico no desenvolvimento econômico no Espírito Santos. Os editais beneficiarão diversos setores da economia criativa capixaba. O setor do audiovisual é um dos que mais cresceu na economia brasileira com 9,3% ao ano, movimentando R$ 42 bilhões em receitas. São mais de 16 mil empresas em atuação, que geram 200 mil empregos diretos e indiretos.

O audiovisual é um elemento importante da economia criativa, uma pauta que é um vetor determinante de desenvolvimento econômico. O governo socialista capixaba estima impacto na geração direta de mais de mil postos de trabalho e envolvimento de quase 600 empresas. Alé disso, quase 100 projetos audiovisuais são genuinamente capixabas como resultado. O edital do audiovisual contempla ainda importantes e inéditas políticas afirmativas para mulheres, negros e indígenas.

Os Editais

As inscrições estão abertas e terminam no dia 12 de agosto. Deverão ser feitas exclusivamente na plataforma de inscrições on-line no site da Secult. Mais informações ou esclarecimentos também poderão ser obtidos nos telefones (27) 3636-7115 e 3636-7116.

Editais: Saiba como se inscrever na plataforma de inscrições online AQUI.

Serão contempladas 14 áreas da produção audiovisual no Espírito Santo: Curta de Animação; Curta de Ficção; Curta-Documentário, Cineclubismo, Desenvolvimento de Projetos de Audiovisual, Projetos Setoriais, Finalização, Longa-Documentário, Longa-Metragem de Ficção/Animação, Série documental para TV, Série Ficção/Animação para TV, Desenvolvimento de Projetos para TV, Núcleo Criativo de Projetos e Comercialização.

Conheça os Editais do Audiovisual na íntegra AQUI

Com informações do Governo do Estado do Espírito Santo

COMPARTILHAR

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here