Berlim cidade criativa e hub de inicialização.

0

por Madanmohan Rao em 05/08/ 2018. 

Em nosso segundo ensaio fotográfico sobre Berlim, mostramos diversas facetas do que torna esta cidade um centro inovador, abrangendo o patrimônio tradicional e as tendências contemporâneas.

PhotoSparks  é um recurso semanal da  YourStory,  com fotografias que celebram o espírito de criatividade e inovação. Nos 225 posts anteriores, apresentamos um  festival de arte, uma  galeria de desenhos animados.  festival de música do mundo ,  expo de telecomunicações , feira de painço,  expo de mudança climática,  conferência de vida selvagem,  festival de startups,  Diwali rangoli  e  festival de jazz.

Apesar do passado conturbado do século 20, Berlim cresceu e se tornou um importante centro criativo. Por exemplo, artistas murais transformaram o Muro de Berlim, um dos símbolos mais emblemáticos da Guerra Fria, em uma das maiores muralhas ao ar livre do mundo (veja nosso ensaio fotográfico anterior aqui ). As mensagens desses murais ressoam em outros períodos e países também.

Inspirada em acontecimentos como a reunificação alemã após a Guerra Fria, a banda de rock U2 começou a gravar seu álbum premiado Achtung Baby no Hansa Studios de Berlim em 1990, de acordo com Thilo Schmied, presidente da Berlin Music Tours. David Bowie também gravou parte de seus álbuns da Trilogia de Berlim no mesmo estúdio.

As comunidades criativas de Berlim se uniram para formar lobbies eficazes para promover seus espaços, conforme documentado por pesquisadores e ativistas comunitários como Thomas Honeck (Instituto de Pesquisa sobre Sociedade e Espaço IRS Leibniz), Lutz Leichsenring (Creative Footprint Music) e Mario Husten ( Cooperativa Holzmarkt). As principais prioridades são garantir que os espaços criativos sejam acessíveis, seguros, inclusivos e colaborativos.

Os cinco museus da Ilha dos Museus em Berlim mostram o poder do design brilhante de um museu para traçar o desenvolvimento de civilizações em todo o mundo. A escultura de Nerfetiti no Novo Musuem é um dos artefatos mais visitados na coleção, junto com outras esculturas egípcias antigas.

Uma série de fatores como talento, contribuição econômica, diversidade e tecnologia ajudam as cidades a conquistarem o título de Cidade do Design pela UNESCO. Berlim recebeu essa designação em 2006, assim como Montreal e Buenos Aires; eles fazem parte da Rede de Cidades Criativas da UNESCO.

A cidade também abriga a Bienal de Berlim de Arte Contemporânea, o Festival de Berlim Flash Film, Semana Verde Internacional, Transmediale, Improfestival, Invasão Comic, Open Air Gallery, Worldtronics, e Jazz Festival de Berlim.

A cidade agora é classificada como um dos principais hubs de startups na Europa, com startups notáveis ​​como Zalando, SoundCloud e Babbel; os jogadores mais recentes incluem o VOJD Studios, o Auto1, o N26, o Snapshot, o LemonCat, o Crate.io, o Peat, o EcoIntense, o Fincompare e o Solaris Bank.

Adlershof Science Park abriga um dos clusters fotônicos mais proeminentes do mundo, e a cidade também abriga a empresa global de aceleradores e investimentos Rocket Internet. Eventos proeminentes para startups incluem Tech Open Air e Hub.Berlin; também há eventos menores, como o SofaTalk, o Coding Day, o TechTalk, o InspireFest, o Product Sprint e o World Blockchain Roadshow. (Veja também a cobertura regular da YourStory sobre a cena de startups da Alemanha aqui .)

De ‘Capital of Spies’ em filmes de Hollywood para ‘Creative City’ do século 21, Berlim certamente percorreu um longo caminho. Neste ensaio fotográfico, mostramos os bairros e eventos criativos de Berlim, como as exposições da Galeria do Ar Livre e do Novo Museu, além da arte de rua e até mesmo anúncios de cidades inteligentes e preservação ambiental.

Agora, o que você fez hoje para ver como pode contribuir para o quociente criativo (CQ) de sua cidade?

Tem uma fotografia criativa para compartilhar? Envie-nos um email para  PhotoSparks@YourStory.com!

Veja também o livro de bolso do YourStory  ‘Provérbios e Citações para Empreendedores: Um Mundo de Inspiração para Startups’,  acessível como aplicativos para  dispositivos Apple  e  Android .

Madanmohan Rao – Madanmohan Rao é diretor de pesquisa da YourStory Media e editor de cinco séries de livros (http://amzn.to/NpHAoE). Seus interesses incluem criatividade, inovação, gerenciamento de conhecimento e mídia digital. Madan é também DJ e escritor de world music e jazz. Ele pode ser seguido no Twitter em @MadanRao.

Fonte: www.yourstory.com

Veja também

COMPARTILHAR

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here