“Arraiá da Economia Criativa” e outros eventos no mundo em junho

FOTO: MarceloMASC/CC

O site vai divulgar, todos os meses, os eventos de Economia Criativa que acontecem mundo afora. Palestras, workshops, oficinas… Em junho apareceu até mesmo um Arraiá voltado para a Economia Criativa, em João Pessoa, na Paraíba.

A ideia é que o Socialismo Criativo se torne uma referência para todos os interessados em Economia Criativa, desde trabalhadores e empreendedores do setor até o público em geral. Confira a programação para o mês de junho e volte sempre. Este post será atualizado até o final do mês.

LONDRES, Inglaterra

05/06Edition #08: Data!
O que é? Como os artistas estão trabalhando com dados para criar histórias e experiências em uma escala ou ritmo não visto antes? Desde novas formas de comunicação com as máquinas até uma interação granular em tempo real que coloca o público no meio de uma história em mutação. Junte-se a nós para uma noite de palestras inspiradoras, demonstrações práticas, bebidas e discussões.

PARIS, França

05/06 – Séminaire Territoires créatifs de la mode #2
O que é?
Como parte de um projeto de pesquisa da Creative Fashion Territories, financiado pelo LABEX ICCA e liderado por Nick Rees-Roberts e Fabrice Rochelandet, um seminário de pesquisa será organizado na quarta-feira sobre a indústria da moda. 

SAN JUAN, Porto Rico

06/06 – Música PR: Economía Creativa
O que é? Participe deste importante evento onde você pode aprender a proteger suas criações, direitos autorais, propriedade intelectual e distribuição digital, além de como rentabilizar seu talento através de tecnologia e muito mais. Este evento faz parte das atividades comemorativas de junho, mês das indústrias criativas de Porto Rico.

BRASÍLIA-DF, Brasil

06/06 a 16/06 – Feira do Livro
O que é?A Secretaria de Cultura preparou uma programação especial para fazer parte do evento, organizado pela Câmara do Livro do DF e o Instituto Latinoamerica. Em três turnos, no conteúdo proporcionado pela pasta haverá contação de histórias indígenas, rodas de conversas com relatos sobre marcos da cidade, como a Fazenda Guariroba e o Catetinho, por exemplo, performances, oficinas e palestras sobre a preservação de livros, entre outras atividades.

LONDRES, Inglaterra

11/06 – Createch 2019
O que é? O Createch 2019 explora o ecossistema global de empresas que combinam criatividade e tecnologia para criar novos produtos, serviços e experiências. Aprenda com inovadores da Createch, especialistas do setor e líderes de pensamento de 40 rganizações, incluindo Facebook, DCMS, Digital Catapult, Premier League, Imagination e BBC Studios. Eles compartilharão estudos de caso, lições e informações práticas sobre tópicos como:  os hábitos de consumo de público que estão mudando na era digital, os novos modelos de negócios ajudam a tornar o setor criativo à prova do futuro, entre vários outros.

CIUDAD JUÁREZ, México

13/06 Habilidades para la economía creativa: necesidades, formación y estilos de aprendizaje en México
O que é? Creative Collective apresenta o seu primeiro relatório de pesquisa: “Competências para a economia criativa: necessidades, formação e estilos de aprendizagem no México”. Teremos um painel de especialistas do setor criativo e acadêmico. Os resultados obtidos durante a investigação identificam:  

  • Necessidades latentes em relação à capacitação dentro do setor criativo.
  • Os diferentes perfis de jovens que querem começar ou têm um projeto em andamento.
  • Os estilos de aprendizagem ideais para o desenvolvimento de habilidades na economia criativa.

Ao final da apresentação, haverá uma sessão de networking na qual os participantes poderão conversar sobre seus projetos e trocar ideias.

BOGOTÁ, Colômbia

13/06 – El ABC de la Economía Creativa 
O que é? 
A Universidade Jorge Tadeo Lozano, em parceria com o British Council, através do seu programa Futuro Criativo, e o Governo da Colômbia têm o prazer de convidá-lo para a discussão “ABC da Economia Criativa”, que visa responder às seguintes questões: O que é a economia criativa? – O que a diferencia dos demais setores da economia? – Como se torna um motor de desenvolvimento econômico e social?

UIRAÚNA-PB, Brasil

JUNDIAÍ-SP, Brasil 

13/06 – I Seminário de Economia Criativa do Sertão Paraibano
O que é?
O I Seminário de Economia Criativa do Sertão Paraibano proporcionará aos participantes uma profunda imersão no conhecimento da economia criativa no campo das artes e da cultura, temática de grande relevância na atualidade, que despertam interesses e ações em todo o Planeta. Para se inscrever, basta acessar o link. 

15/06 e 16/06 – Festival Trampo com Moda
O que é?  Com realização da plataforma homônima Trampo com Moda, dedicada ao desenvolvimento do setor na cidade e entorno, os objetivos são provocar novas visões sobre o mercado regional, integrar profissionais e consumidores, e estimular a sustentabilidade na produção local. […] o festival já é considerado o primeiro evento de Economia Criativa dedicado exclusivamente ao mercado da moda no interior, uma guinada necessária para o setor.

JOÃO PESSOA-PB, Brasil

20/06 a 23/064ª Edição do Festival do Milho e o Arraiá da Economia Criativa
O que é? “O Arraiá de Economia Criativa acontecerá em conjunto com o Festival do Milho, e terá um papel muito importante para o fortalecimento da economia criativa em nossa cidade, que já é reconhecida pela Unesco como cidade criativa na área da arte popular e artesanato. Mas nós abarcamos outras áreas como a música, a literatura, a gastronomia, áreas que têm uma relação muito forte com nossa cultura, principalmente neste período dos festejos juninos e esperamos atrair a população, os turistas para a Cecaf, um espaço muito importante de comercialização da agricultura familiar”, nas palavras do prefeito Luciano Cartaxo (PV).

FORTALEZA-CE, Brasil

25/06 e 26/06 Conferência Internacional de Economia Criativa 
O que é?  Com o tema “Territórios e Redes Criativas como Estratégia de Desenvolvimento”, o evento tem o propósito de debater novas propostas, modelos e alternativas de desenvolvimento, a partir da economia criativa, e é destinado a empreendedores criativos, pesquisadores, estudantes, secretários de cultura, gestores públicos e privados e o público em geral. A Conferência Internacional de Economia Criativa também tem o propósito de discutir modelos de desenvolvimento que tomem a cultura como referência, de forma a valorizar as identidades, fortalecer os laços de solidariedade, gerar novas e ampliadas formas de produção, circulação e fruição de bens culturais, assim como discutir questões relacionadas ao desenvolvimento através da cultura, formas de organização, financiamento e modelos sustentáveis. O evento propiciará um ambiente em que todos os agentes e instituições parceiras estarão voltados para a propósito de construção de uma nova visão de Estado em busca de soluções para transformar a vocação criativa do Ceará.

CAMPO GRANDE, CORUMBÁ e outros Municípios do Mato Grosso do Sul, Brasil

Até o dia 28 de junhoSebrae Inspira
O que é? O Sebrae Inspira chega em maio e junho com palestras e oficinas práticas para ajudar você a saber mais sobre como utilizar o marketing digital para alavancar os negócios de sua empresa. Participe!

 

 

COMPARTILHAR

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here