
Mais uma fusão entre gigantes promete concentrar ainda mais a indústria do entretenimento nas mãos de poucas empresas. Esta semana, a AT&T fechou acordo para a fusão da sua marca WarnerMedia com a até então rival Discovery. A união das duas criará uma empresa maior que a Netflix e a NBCUniversal em faturamento, atrás apenas da Disney. O que a colocará como a segunda maior empresa de mídia dos Estados Unidos.
Mercado de streaming
As gigantes esperam que as autoridades reguladoras dos Estados Unidos confirmem a operação até 2022. A estimativa é que o valor para criação da nova empresa é de U$ 150 bilhões, o que equivale a quase R$ 800 bilhões.
O intuito das empresas é se firmarem no mercado de streaming, que vem crescendo vertiginosamente nos últimos anos, caminho contrário das TVs por assinatura.
Leia também: Streaming cresce e empresas querem afrouxar regras de TVs pagas
O acordo prevê que os acionistas da AT&T terão controle de 71% da nova empresa ante 29% dos acionistas da Discovery. Juntas, WarnerMedia e Discovery geraram mais de US$ 41 bilhões em vendas no ano passado, com um lucro operacional de US$ 10 bilhões.
Streaming de olho na 5G
A AT&T era uma empresa e telefonia. A fusão com a WarnerMedia trouxe mais dívidas que dividendos, o que fez com que os acionistas pressionassem para o negócio se voltasse novamente para as teles.
Leia também: Projeto de privatização dos Correios avança e governo já planeja regulação pela Anatel
O que acabou confirmado pelo CEO da companhia, John Stankey, que afirmou que o foco principal é a tecnologia de comunicação, especialmente com a chegada do 5G.
Investimentos em novas plataformas
A WarnerMedia fez altos investimentos na HBO Max, que substituiu o streaming da HBO GO. Por sua vez, a Disney também tem sua própria plataforma de conteúdos por demanda, a Discovery+. As duas tinham planos de lançamento no Brasil em 2021. A princípio, a HBO Max mantém o lançamento, previsto para junho.
Com informações do The New York Times, CNN, Terra e o Globo