
Felicito o Partido Socialista (PS) de Portugal, que alcançou uma vitória maiúscula nas eleições deste domingo (30), ao conquistar 117 cadeiras e assegurar a maioria absoluta no parlamento português, o que permitirá a esta instituição partidária governar sem compor, necessariamente, blocos com as demais forças políticas do país.
O êxito eleitoral permitirá ao PS dar continuidade ao projeto político que tem liderado e que levou Portugal a melhorias significativas na qualidade de vida de sua população, vigoroso crescimento econômico e justiça social.
Leia também: PSB e PT vão juntos reunir militância e apoiadores pelos estados
Importante destacar que a população portuguesa declarou em alto e bom som sua aprovação aos preceitos e práticas da Geringonça, arranjo partidário que se desfez recentemente, por força de uma crise na votação do orçamento nacional, na qual partidos que compunham aquele arranjo rejeitaram a proposta orçamentária do PS, levando à antecipação das eleições parlamentares, conforme previsões do sistema de governo vigente em Portugal.
A vitória eleitoral permitirá ao PS reconduzir António Costa à condição de primeiro-ministro, especialmente porque o líder tem sido essencial na articulação do projeto político que conduziu Portugal a uma época de grande prosperidade e felicidade.
Parabéns a António Costa e ao PS por esta enorme conquista, importantíssima em tempos de obscurantismo e retrocessos políticos de grande envergadura em âmbito mundial.
Carlos Siqueira
Presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro