Atila Iamarina é doutor em microbiologia pela USP e concluiu dois pós-doutorados estudando a disseminação dos vírus e a forma como esses organismos evoluem.

Em entrevista à BBC News Brasil, o biólogo e divulgador científico Atila Iamarino alertou que interromper agora as medidas de isolamento contra o novo coronavírus é querer voltar a uma realidade que não existe mais.
Nos últimos dias, o presidente Jair Bolsonaro tem insistido na necessidade de restabelecer o funcionamento do comércio e de outros serviços. Inclusive, saindo ontem pelo DF conversando com comerciantes sobre a sua vontade de acabar com o isolomento.
O argumento é de que os danos econômicos serão irreversíveis caso o país continue parado por muito tempo. No entanto, cientistas afirmam que é fundamental manter medidas de isolamento social por enquanto, até mesmo para ganhar tempo a fim de trabalhar em alternativas.
“O mundo mudou, e aquele mundo (de antes do coronavírus) não existe mais. A nossa vida vai mudar muito daqui para a frente, e alguém que tenta manter o status quo de 2019 é alguém que ainda não aceitou essa nova realidade. ”
Atila Iamarino durante entrevista á BBC News Brasil
Durante a entrevista, Atila ainda reforça que se fosse implementado o “isolamento vertical”, que Bolsonaro já defendeu, em pouco tempo uma empresa teria todos os seus funcionário contaminados e pelo menos 10% hospitalizados.
Confira toda a entrevista aqui.