
De iniciativa do mandato do vereador Jean Ricardo (PSB-SC), acontecerá um debate o dia 20 de abril, a partir das 18h, no plenário da Câmara Municipal de Garopaba, em Santa Catarina, sobre o programa Tarifa Zero. No evento, os parlamentares também discutirão sobre os desafios e viabilidades para o transporte gratuito no município. A reunião terá transmissão pela TV Câmara (youtube.com/camaradegaropaba).
Para trazer uma melhor qualidade de vida aos moradores, usuários do transporte coletivo municipal, uma comitiva catarinense, formada por representantes de Garopaba acompanhados do vereador de Florianópolis, Afrânio Boppré, líder do PSOL na Câmara da capital, esteve no Paraná no último mês para conhecer o programa Tarifa Zero. O benefício oferece transporte público gratuito para toda a população nas cidades paranaenses de Paranaguá e Matinhos.
O objetivo do encontro é trazer a novidade para a região e fazer com que Garopaba seja a primeira cidade catarinense a ter o benefício.
O encontro é aberto ao público e contará com a participação do Vereador da Capital Afrânio Boppré e o secretário municipal de Administração Henrique de Souza.
“A proposta incentiva o uso do ônibus como um modal importante para melhorar o tráfego nas vias. Isso já acontece em grandes centros urbanos fora do país. A população se vê cerceada de seu direito ao transporte com qualidade e quantidade e por consequência os direitos à educação, à saúde, à cultura, ao lazer e a outros, encontram-se restringidos, por estarem mediados por uma tarifa”, disse o vereador Jean Ricardo, que desde o início da legislatura defende a implantação do projeto Tarifa Zero.
Leia também: Força socialista cresce no Brasil
De acordo com o secretário de Administração de Garopaba, Henrique de Castro e Souza, o objetivo é trazer a novidade para a região e fazer com que Garopaba seja a primeira cidade catarinense a ter o benefício. “Por isso, fomos conhecer todo o trabalho. Estamos avaliando para fazer o melhor formato na cidade. Queremos que as pessoas circulem e isso gere uma potencialização da geração de renda em Garopaba”, declarou o secretário durante a visita.
O vereador Jean Ricardo (PSB) também destacou os ´pontos positivos do projeto social’.
“Esta experiência foi incrível sobre a política pública para o transporte coletivo e uma solução para a mobilidade urbana. Defendemos essa iniciativa para a implantação em nosso município”, declarou Jean Ricardo.
O programa Tarifa Zero iniciou no dia 15 de março, em Paranaguá. Na cidade, o valor será custeado pela prefeitura com apoio de publicidades, que vão estar dispostas nos ônibus.
Já em Matinhos, o prefeito local está finalizando o edital para abertura do processo licitatório para colocar ônibus de graça para toda população. “A Tarifa Zero é uma solução estrutural e viável para os desafios da mobilidade urbana em nossas cidades” acredita o vereador Afrânio Boppré.
Com informações da Câmara Municipal de Garopaba (SC)