
O governo da Venezuela informou na noite desta quinta-feira (14) que irá disponibilizar oxigênio para atender os hospitais do estado do Amazonas, que vive um colapso sem precedentes após aumento de internações por Covid-19.
A informação foi divulgada pelas redes sociais pelo ministro de Relações Exteriores do país, Jorge Arreaza. “Por instrução do presidente Nicolás Maduro, conversamos com o governador do estado do Amazonas, Wilson Lima, para colocar imediatamente à sua disposição o oxigênio necessário para atender a emergência sanitária em Manaus. Solidariedade latino-americana acima de tudo!”, afirmou.
Em resposta a uma mensagem de agradecimento do governador Wilson Lima (PSC), Arreaza afirmou que “é sempre uma honra poder dar uma mão ao povo do Brasil, principalmente em momentos tão complexos”. “Para o Bolivariano, a solidariedade é um dever”, completou.
Em um mês, o número de sepultamentos em Manaus cresceu 193% em meio à explosão do número de infectados pelo coronavírus no Amazonas. No dia 6 de dezembro, por exemplo, foram registrados 31 enterros na capital, número que subiu para 91 na última terça-feira (5).
Com a rede de atendimento em crise e sem oxigênio para tratamento da Covid-19, o Amazonas terá de transferir parte dos seus pacientes a outros Estados. Segundo o governo local, no primeiro momento, 235 pacientes serão enviados a hospitais do Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Goiás e Distrito Federal.
Com informações do UOL