De forma lúdica, o material produzido por professoras da UFPR apresenta o trabalho de um grupo de cientistas brasileiras que sequenciaram o genoma do novo coronavírus

Um livro com passatempos sobre a atuação de mulheres cientistas no combate ao novo coronavírus foi lançado nesta sexta-feira (22) por seis professoras da Universidade Federal do Paraná (UFPR). As idealizadoras da ideia são ligadas ao projeto de extensão “Meninas e Mulheres nas Ciências”, de fomento e divulgação científica.
“É uma produção coletiva de mulheres cientistas sobre mulheres cientistas e isso tem grande valor para o cenário no qual atuamos profissionalmente”, destaca a professora do departamento de Química, Camila Silveira, coordenadora do “Meninas e Mulheres nas Ciências”.
Por meio de um caça-palavras é possível conhecer, por exemplo, o trabalho de Kizzmekia Corbett, uma pesquisadora afro-americana que lidera as pesquisas na busca da vacina para a Covid-19.
A publicação também dá visibilidade ao trabalho da brasileira Nísia Trindade Lima, que presidiu a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição que lidera trabalhados relacionados à saúde no Brasil.
O material ainda apresenta, de forma lúdica, o trabalho do grupo de cientistas brasileiras que sequenciaram o genoma do novo coronavírus.
Baixe o livro AQUI gratuitamente!
Representatividade

A representatividade na concepção do material também é reforçada pela participação das professoras Alessandra Barbosa, Camilla Oliveira, Clarice Amaral, Glaucia Pantano e Tatiana Simões, docentes do Setor de Ciências Exatas da UFPR. As ilustrações foram feitas pelo estudante de Física da UFPR, Marcelo Machado.
O livreto foi pensando para atender a todos os públicos, por isso conta com atividades para crianças, jovens, adultos e idosos, que vão de caça-palavras e palavras-cruzadas a desenhos para colorir.