
O governo Bolsonaro apostou que Trump apoiaria o nome de Rodrigo Xavier, ex-presidente do UBS investimentos e do Bank of America no Brasil, para o comando do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), mas os EUA anunciaram candidato próprio nessa terça-feira (16). Assim, Donald Trump frustrou os planos do ministro da Economia, Paulo Guedes, de emplacar o Brasil à frente da instituição com apoio dele.
O cargo que hoje é do colombiano Luis Alberto Moreno, poderá ser ocupado por Maurício Claver-Carone, indicado de Trump, considerado um dos elaboradores das políticas estadunidenses mais linha dura contra o governo de Nicolás Maduro, na Venezuela.
Em comunicado nesta terça, o secretário do Tesouro americano, Steven Mnuchin, disse que a indicação de Carone “demonstra forte compromisso do presidente Trump com a liderança dos EUA em importantes instituições regionais e com o avanço da prosperidade e segurança no hemisfério Ocidental”.
De acordo com a Folha, Guedes havia avisado a Mnuchin sobre a candidatura de Xavier, porém ao retomar o contato na segunda (15), o ministro foi comunicado sobre a candidatura do escolhido por Trump.
O jornal ainda conta que, embora o governo brasileiro ainda não tenha se manifestado sobre a situação, é provável que o Planalto desista de lançar Xavier em benefício do indicado dos EUA.
A eleição do BID será feita neste ano pela assembleia de governadores da instituição e os EUA têm 30% dos votos, contra 11% do Brasil, segundo maior participante. Para vencer, é preciso alcançar a maioria dos votos e conquistar 15 dos 26 apoios regionais.
Com informações da Folha.