
O Senado americano absolveu, mais uma vez, o ex-presidente, Donald Trump. Réu em seu segundo processo de impeachment, ele obteve vitória de 57 a 43. A votação foi iniciada logo após os congressistas definirem que não seria necessário convocar as testemunhas de defesa e acusação do caso.
Leia também: Donald Trump pode ser absolvido hoje no Senado americano
Ele estava sendo julgado pela acusação de ter incitado os atos violentos e a invasão do Capitólio ocorrida em 6 de janeiro deste ano. A data foi marcada como o dia em que o atual presidente, Joe Biden, teve sua eleição confirmada. Caso tivesse perdido a disputa de ontem (13), Trump poderia ser definitivamente condenado em segunda votação, que exigiria apenas maioria simples.
Dos votos pela condenação de Trump, sete foram realizados por parlamentares do Partido Republicano, legenda do político. É a primeira vez na história em que isso acontece num processo de impeachment americano.
Os votos, apesar de não ajudarem a condená-lo, refletem uma grande insatisfação do republicanos com a postura do ex-presidente. Líder do partido no Senado, Mitch MacConnell se manifestou após o encerramento da sessão.
“Os atos do então presidente Trump antes da invasão foram um vergonhoso descumprimento do dever […] Não há dúvida de que ele foi prática e moralmente responsável por provocar os eventos […] As pessoas que invadiram este prédio acreditaram que estavam seguindo ordens de seu presidente”, afirmou ele.