
O presidente Jair Bolsonaro decidiu fazer um “dia de mudanças” na Esplanada dos Ministérios. O advogado-geral da União, ministro José Levi Mello do Amaral Júnior, é mais um a deixar o cargo em meio à “dança das cadeiras”.
Leia também: Oposição alega que AGU vem sofrendo instrumentalização política
A exoneração deve ser publicada em edição extra do Diário Oficial da União nesta segunda (29), junto com a do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e a do general Fernando Azevedo, ministro da Defesa.
Com a saída de Levi, segundo auxiliares do presidente, o atual ministro da Justiça e Segurança Pública, André Luis Mendonça, deve retornar para a AGU, onde atuava antes de assumir o lugar do ex-ministro Sergio Moro.
Sai um, entra outro
Para o lugar de Mendonça, segundo fontes, teria sido convidado o atual secretário de segurança do Distrito Federal, Anderson Torres, que chegou a ser cotado para assumir a direção da Polícia Federal (PF).
“Com o meu mais elevado agradecimento pela oportunidade de chefiar a Advocacia-Geral da União, submeto à elevada consideração de Vossa Excelência o meu pedido de exoneração do cargo de Advogado-Geral da União”, disse Levi, em carta de demissão enviada ao presidente Jair Bolsonaro exibida pela CNN e confirmada pela reportagem do UOL.
E as mudanças não param por aí: De acordo com a Folha, Braga Netto, titular do ministério da Casa Civil, deixa seu cargo para assumir o Ministério da Defesa no lugar de Fernando Azevedo. O ministro Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo da Presidência da República, assume a Casa Civil.
Ernesto Araújo, que já pediu demissão mais cedo, é substituído por Carlos Alberto França, Chefe do Cerimonial da Presidência da República.
Veja as mudanças:
Ministério das Relações Exteriores
↓ Sai: Ernesto Araújo. ↑ Entra: Carlos Alberto França
Ministério da Defesa
↓ Sai: General Fernando Azevedo e Silva. ↑ Entra: General Braga Netto
Ministério da Justiça
↓ Sai: André Mendonça. ↑ Entra: Delegado Anderson Torres
Casa Civil
↓ Sai: General Braga Netto. ↑ Entra: General Luiz Eduardo Ramos
Secretaria de Governo
↓ Sai: General Luiz Eduardo Ramos. ↑ Entra: Deputada Flávia Arruda
Advocacia-Geral da União (AGU)
↓ Sai: José Levi Mello do Amaral Júnior. ↑ Entra: André Mendonça