
Desde o início da legislatura, em fevereiro de 2019, a Câmara dos Deputados gastou R$ 708,5 milhões com despesas dos parlamentares como alimentação, hospedagem, passagens aéreas, aluguel de veículos e compra de material de escritório. Com esse montante, seria possível bancar o auxílio emergencial de R$ 600 para quase 1,2 milhão de famílias.
Essa fortuna, que muitas vezes escorre dos cofres públicos muitas vezes sem a fiscalização do contribuinte, dá margem para gastos discutíveis quando não irregulares.
Com o objetivo de acompanhar, em tempo real, os registros de cada gasto efetuado por deputados com a cota para o exercício da atividade parlamentar, o jornal Congresso em Foco lançou o Cartão da Transparência, uma ferramenta que permite receber notificações em seu smartphone sempre que um parlamentar pedir o ressarcimento dos valores gastos à Câmara. A intenção é “simular” como se a pessoa estivesse recebendo automaticamente informações sobre compras feitas com seu próprio cartão de crédito.
Cartão da Transparência
A ferramenta do veículo serve como instrumento para o eleitor acompanhar como os seus representantes gastam o dinheiro público. Dos 513 deputados, 497 disputam algum cargo nas eleições deste ano.
A plataforma usa uma função nativa gratuita dos celulares, a carteira digital, para simplificar a visualização dos dados e ajudar cada brasileiro a sentir no bolso como cada centavo da cota parlamentar é gasto.
Para usar, é muito fácil: basta acessar cartaodatransparencia.com, selecionar os deputados federais que você quer monitorar e adicionar à sua carteira digital do celular. Depois disso, sempre que um gasto da cota parlamentar desses parlamentares for detectado, você receberá uma notificação.
Por lei, os parlamentares brasileiros precisam prestar contas sobre como o dinheiro público é utilizado. Essas informações ficam agrupadas no Portal da Transparência da Câmara.
Há também dados dessa natureza disponíveis no site do Senado Federal sobre os gastos com a cota pelos senadores. Mas não há, por enquanto, compatibilidade com a nossa plataforma. O objetivo é, num futuro próximo, ampliar o monitoramento para atuar ainda mais a fundo na esfera política brasileira.