
A gordofobia, presente na rotina de 92% dos brasileiros, segundo pesquisa do IBOPE Inteligência de 2017, é debatida diariamente por aqueles que defendem a diversidade dos corpos e renunciam padrões estéticos. A preocupação em criar ambientes de trabalho mais diversos, que aceitem corpos gordos, ganha força em iniciativas como a da operadora TIM, que no dia 29 de setembro – mês da visibilidade gorda, realiza uma live sobre gordofobia.
De acordo com o Jornal de Brasília, a operadora incluiu o combate à gordofobia em seu programa de diversidade e inclusão e promoverá campanhas de conscientização voltadas para os funcionários. Para tanto, o evento virtual contará com a participação de duas colaboradoras que representam o segmento e dominam o tema.
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Juliana Oswald, analista de comunicação interna, e Maristela Vasconcelos, especialista de mídias sociais, abordarão conceitos ligados ao assunto, falarão sobre a importância do respeito aos diferentes corpos. As funcionárias da TIM também debaterão eufemismos e comentários ofensivos vistos como brincadeiras e darão dicas de influencers e livros.
Corpos e saúde mental
Segundo levantamento realizado pelo Ibope, 89% dos entrevistados admitiram que já falaram ou viram alguém falar: “ele é bonito(a), mas é gordinho(a)”. Os prejuízos desse tipo de discriminação foram apontados por consenso internacional assinado este ano por mais de 100 instituições de todo o mundo, incluindo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM). Segundo o estudo, a gordofobia compromete a saúde física e mental das pessoas acima do peso, afeta suas relações sociais e dificulta o acesso ao mercado de trabalho e a tratamentos adequados.