
Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília
Começa nesta quarta-feira, 19, no Estádio Mané Garrincha, a 3a edição da Campus Party Brasília. Até domingo, 23, o evento deve receber mais de 70 mil visitantes para 350 horas de programação, com conteúdo e atividades realizadas em três espaços: Camping, Arena e Open Campus. Palestras, simuladores, drones, coleta de lixo eletrônico, maker space e muita troca de informações sobre tecnologia, educação, criatividade, empreendedorismo e economia criativa. Um dos destaques da programação é a palestra com Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, que falará sobre desafios das operações do mundo do rock e da aviação comercial na tarde de sábado.
A edição brasiliense é a segunda maior do mundo, fica atrás da de São Paulo (SP) e lado a lado com a de Bogotá (Colômbia). “O público de Brasília é um dos que mais lota os palcos e prestigia os palestrantes, por isso, para essa edição, empoderamos ainda mais nosso ecossistema dando espaço e voz às comunidades. Eles trarão conteúdo de excelente qualidade e, além disso, nos ajudam a dar continuidade ao evento, mesmo após o seu término”, avalia o diretor geral da Campus Party, Tonico Novaes.

Diretor geral da Campus Party, Tonico Novaes | Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília
O espaço Camping ocupa uma área interna dos anéis do estádio e conta com 1 mil e 500 barracas simples e 500 duplas montadas para abrigar 2 mil e 500 dos 6 mil campuseiros, os outros 3 mil e 500 são visitantes. Há espaço para guarda-volumes e banheiros com chuveiro quente.
A Arena tem quatro palcos ー Feel The Future, Coders, Creativity e Entrepreneurshipe ー e três espaços para workshops ー IoT (internet das coisas), Creators e Startups. Há ainda áreas destinadas a comunidades, para compartilhar conteúdo e estimular networking: NapkinTalk, Elas Projetam, STEM for Girls, Uhull/Criados para Criar, Dumont HackerSpace/Calango HackerClub e PyLadies. Neste local também serão realizados Hackathons ー maratonas de conhecimento para desenvolver soluções tecnológicas ー com cinco desafios. O Zé Gotinha, em parceria com o Ministério da Saúde, para fortalecer a vigilância e aumentar a cobertura vacinal; Aprender Bem, para criar soluções e promover metodologias ativas para Educação; e Tempo de Ação, que terá três temas, Inclusão e Proteção da Mulher do DF, Turismo e Transparência.
O Open Campus é a área de acesso aberto e gratuito ao público. De quinta-feira (20) a sábado (22), funcionará das 10h às 20h e, no domingo, das 10h às 16h. Haverá quatro opções de simuladores, um de helicóptero, um de asa delta e dois de carros de corrida; na Arena de Drones, demonstração e batalha de drones; no FreePlay, campeonatos e games. No espaço Educação do Futuro, apresentações de projetos educacionais de várias partes do país que usam tecnologia, workshops e outras interações sobre o tema.
Ainda na área de acesso livre, no palco STEAM, programação voltada para a metodologia integrada e baseada em projetos de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática. A área Crianças Hackers é voltada para visitantes com idade entre oito anos e 16 anos e oferece oficinas com a proposta de despertar o interesse dos campuseiros de amanhã. No RobotiCampus, robótica com workshops e mostra de projetos tecnológicos e científicos. No MakerSpace, diversas atividades sobre cultura maker, robótica educacional e fabricação digital. Haverá ainda coleta de lixo eletrônico em um ônibus adaptado.
O projeto Include é outra atração do Open Campus. A iniciativa do Instituto Campus Party consiste na criação e montagem de laboratório de robótica para aproximar jovens de até 18 anos que não têm acesso a tecnologia. A proposta é identificar talentos em comunidades menos favorecidas e criar vias para que possam estudar em escolas especiais, sejam encaminhados ao mercado de trabalho e contribuam com soluções tecnológicas para a própria comunidade. O programa Startup & Makers, de incentivo ao empreendedorismo, é uma plataforma para empresas com potencial de crescimento que reúne networking, interação, conhecimento e possibilidade de contato com empresas e investidores. No Campus Future, haverá mostra de projetos acadêmicos desenvolvidos em salas de aula por alunos de graduação, recém-formados e de centros de pesquisa de vários locais do país, onde visitantes poderão experimentar protótipos.
2o Fórum Educação do Futuro
Em paralelo às atividades da Campus Party Brasília ocorrerá o 2o Fórum Educação do Futuro, com painéis e palestras nos palcos da Arena e atividades na Sala do Futuro. O presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia, destaca que a realidade econômica, política e social da sociedade contemporânea tem se transformado em uma velocidade crescente, exigindo dos indivíduos ー especialmente dos jovens ー uma capacidade de adaptação e transformação de mesma intensidade.

Presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia | Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília
“A educação do século XXI, nesse contexto imprevisível, enquanto meio de aceleração desse processo, precisa ser repensada. Não apenas em suas regras, estruturas, métodos, mas nos seus objetivos e metas pensadas a partir das necessidades imediatas e futuras.”
Francesco Farruggia
presidente do Instituto Campus Party
Campus Party
Com setenta e cinco edições em todo o mundo, o Campus Party é a maior experiência internacional baseada em inovação e criatividade, com imersões sobre internet das coisas, blockchain, cultura maker, educação e empreendedorismo. Funciona como catalisador que reúne empresas, pessoas, comunidades, ensino superior e instituições de ponta para formar uma comunidade global e é um ponto de referência para as novas gerações sobre as questões do futuro e o uso consciente da tecnologia para mudar o mundo. Conta com mais de 550 mil campuseiros cadastrados em todo o mundo. Além do Brasil, onde está presente há 12 anos, já produziu edições na Espanha, Holanda, México, Alemanha, Reino Unido, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia, Equador, Itália e Singapura.
Serviço
Campus Party Brasília l #CPBSB3
De 20 a 22 de junho, de quinta-feira a sábado, das 10h às 20h, com circulação até às 21h
23 de junho, domingo, das 10h às 16h, com circulação até às 17h
Estádio Mané Garrincha
Programação completa