
XBPIX é uma nova plataforma de streaming brasileira, que está no ar há uma semana. Permite com que o usuário compartilhe filmes e ganhe parte da renda das produções alugadas. Focado apenas em produções brasileiras, o novo serviço preenche um mercado carente e promete aquecer a cinematografia nacional.
A plataforma funciona através do modelo TVOD (Transactional Video on Demand), ou seja, cada produção é disponível por meio do pagamento de uma taxa de aluguel, que fica disponível por cinco dias. O serviço mescla produções consagradas e independentes.
Quanto mais compartilhar, mais o assinante poderá receber. O valor pode chegar em 35% da receita líquida de cada aluguel. São três planos de assinatura, um grátis, em que se paga apenas o valor do aluguel, e os outros dois são pagos. A plataforma une a estratégia de engajamento e de retorno financeiro para conquistar o público.
Marcus Ligocki Jr. é o idealizador e produtor, explica que a plataforma reúne o conceito de marketing de afiliados e a plataforma de streaming.
“O cinema cresceu e se desenvolveu do boca-a-boca e a gente aposta as fichas na recomendação que é a essencial dessa relação do cinema.”
Marcus Ligocki Jr
Catálogo ainda é pequeno
Atualmente são 18 filmes disponíveis, com previsão para outras 46 produções chegarem em breve. Já contém as franquias De Pernas pro Ar e o Candidato Honesto e alguns projetos independentes, como o documentário Rock Brasília – Era de Ouro e o drama O último Cine Drive-in.
“Somos uma plataforma de compartilhamento de filmes. A ideia é criar uma grande comunidade de amantes de cinema e ajudar a fortalecer o mercado nacional cada vez mais.”
Marcus Ligocki Jr
Conheça outros streamings brasileiros
O Spcine Play é uma plataforma ligada à Secretaria Municipal de Cultura, da Prefeitura de São Paulo, especializada em cinema nacional. O catálogo contém longas e curtas selecionados por festivais nacionais e conteúdo exclusivo de entrevistas e shows. Há conteúdos gratuitos dentro da plataforma, como a Mostra Abô.lição.
A Afroflix é uma plataforma que contém produções audiovisuais com pelo menos uma pessoa negra na produção, roteiro, direção ou como protagonista. É possível encontrar documentários, videoclipes, filmes e séries que envolva a temática da cultura negra.
O Cinema Virtual é um streaming que imita o cinema tradicional. Toda semana traz novos lançamentos, sempre às quintas-feiras. Os filmes são exclusivos e podem ser reproduzidos em até 72 horas após a compra.
Com informações de Metrópoles e Techtudo