
Os deputados federais socialistas Camilo Capiberibe (PSB-AP) e Lídice da Mata (PSB-BA) apresentaram o Projeto de Resolução de Alteração do Regimento PRC 63/2021, para criar um Memorial Virtual da Pandemia da Covid- 19 no sítio eletrônico da Câmara dos Deputados. A matéria começo a tramitar no último dia 23 de setembro e aguarda encaminhamento da mesa diretora da Casa.
A proposta de criação de um Memorial tem como objetivo preservar a memória das vítimas da pandemia em todo o país, prestar homenagem às pessoas que tiveram as suas vidas interrompidas em consequência da doença, registrar historicamente os óbitos e o enfrentamento à pandemia no Brasil, oferecer ao povo brasileiro e aos familiares e amigos de vítimas da COVID-19 um local de luto e de homenagem, em especial, aos profissionais da saúde que faleceram em decorrência do enfrentamento diário e incessante da pandemia
“Diante do negacionismo desse governo, essa Casa Legislativa não pode ficar omissa a esse fato e tem que assumir o papel de guardiã dessa memória traumática de nossa História. Esse é o principal motivo que nos move a apresentar o presente projeto de resolução, que tem como escopo deixar registrado para a posteridade esse passado sensível, marcado pela perda de entes queridos que morreram e que merecem ter seus nomes lembrados, pois não são apenas números frios de uma estatística oficial, mas são, sobretudo, histórias de vida que foram abruptamente interrompidas”.
Lídice da Mata/Camilo Capiberibe, na justificativa do projeto
Socialistas querem homenagem virtual
De acordo com a proposta da matéria, a opção por criar o Memorial Virtual da Pandemia da Covid- 19 visa evitar o desperdício de dinheiro público na construção de um novo espaço físico.
Assim, o Memorial Virtual da Pandemia da Covid-19 deverá conter a relação de nomes dos brasileiros falecidos em decorrência da pandemia do novo coronavírus, com respectiva data de nascimento e falecimento e dados biográficos sucintos do falecido. Também serão homenageados, os profissionais da saúde que, no exercício cotidiano de sua profissão, faleceram em decorrência da pandemia do novo coronavírus, com respectiva data de nascimento e falecimento e dados biográficos sucintos do falecido.
Leia também: Mil dias do desgoverno Bolsonaro; socialistas comentam retrocessos
Além da homenagem aos mortos, os parlamentares socialistas pedem que o memorial apresente as normas jurídicas que foram aprovadas pelo Congresso Nacional relacionadas com a temática da pandemia do novo coronavírus, nas mais diferentes áreas. E também listar as ações do Congresso Nacional para combater a pandemia.