
Com Julinho Bittencourt e Henrique Rodrigues
Socialistas alertam para a escalada golpista do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que tem apostado o seu governo nas manifestações do dia 7 de Setembro. Assim como já havia feito em lives e manifestações de rua, ele resolveu usar as suas próprias redes sociais na manhã desta segunda-feira (6), para convocar a população para os atos.
Leia também: Lideranças de 26 países assinam carta alertando sobre atos golpistas de Bolsonaro
De acordo com ele, “no escopo dos incisos XV e XVI, do art. 5° da nossa CF, a população brasileira tem o direito, caso queira, de ir às ruas e participar dessa nossa data magna EM PAZ E HARMONIA”, ressalta em letras maiúsculas.
O governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), alertou pelo Twitter que o objetivo de Bolsonaro é chantagear os demais poderes.
O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, declarou apoio aos governadores nas iniciativas para conter a participação de membros da polícias militares nos atos antidemocráticos convocados pelo bolsonarismo. “Agentes armados pela sociedade civil para sua defesa e segurança não podem, em hipótese alguma, tomar partido político”, escreveu o dirigente nacional dos socialistas.
Ciro Gomes denuncia que Bolsonaro “quer produzir um cadáver” no 7 de setembro
O ex-ministro e candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT) disse num programa transmitido pela internet que Jair Bolsonaro “quer produzir um cadáver” nas manifestações golpistas convocadas por ele para o 7 de setembro, Dia da Independência.
Para Ciro, gente do próprio movimento bolsonarista, como “uma minoria de policiais celerados e bandidos” poderia “matar uma senhora, ou uma criança, para criar um ambiente de caos institucional”, algo desejado pelo presidente, que segundo ele, “deseja mudar a lógica que vem acenando para uma derrota fragorosa dele” nas eleições de 2022.
“Pelo amor de Deus, se você for Bolsonaro, vá pro seu protesto, mas vá com cuidado, se proteja, não seja bobo, não deixe sua família se expor no momento que esses políticos estão jogando com seu destino, com sua vida”, clamou Ciro aos brasileiros, inclusive aos seguidores fanáticos do atual ocupante do Planalto.
“Tenho pedido para que meus companheiros do PDT evitem ir à rua, porque tudo que o Bolsonaro quer hoje é produzir o cadáver de uma senhora, ou de uma criança, de preferência, porque ele vai infiltrar gente nessas manifestações pra dizer que foi a esquerda, que foi não sei quem, que foram os comunistas, enfim, esses delírios dele”, concluiu.
Os artigos da Constituição a que se refere Bolsonaro dizem:
XV – é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens;
XVI – todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente;
Logo abaixo, Bolsonaro avisa que “o mesmo se aplica a todos os integrantes do Poder Executivo Federal que não estejam de serviço. Que a liberdade individual seja a máxima nesse marcante evento de nossa soberania”, e assina: “Presidente Jair Bolsonaro”.
“Na próxima terça-feira, 07/setembro, comemoraremos o nosso 199° aniversário da independência do Brasil.
Independência está associada à LIBERDADE. Assim sendo, também no escopo dos incisos XV e XVI, do art. 5° da nossa CF, a população brasileira tem o direito, caso queira, de ir às ruas e participar dessa nossa data magna EM PAZ E HARMONIA.
O mesmo se aplica a todos os integrantes do Poder Executivo Federal que não estejam de serviço. Que a liberdade individual seja a máxima nesse marcante evento de nossa soberania. – Presidente Jair Bolsonaro.”