
O governador socialista do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), anunciou a construção do Centro de Excelência de Esportes para Pessoas com Deficiência, em Vitória.
Este será o segundo espaço deste tipo a ser construído no Brasil. Até o momento, apenas São Paulo tem uma estrutura semelhante.
Com investimento de mais de R$ 6 milhões e uma área de 1500 metros quadrados, o local vai atender a mais de 500 pessoas com deficiência por mês. Além disso, será totalmente adaptado para as práticas esportivas, com as modalidades de basquete e rugby em cadeira de rodas, bocha, goalball e voleibol sentado.
A instalação terá duas salas multiuso, vestiários, arquibancada geral com capacidade para quase 200 pessoas, além de assentos para cadeirantes.
Leia também: PSB Inclusão cobra ANAC sobre acessibilidade no transporte aéreo
Na solenidade de anúncio da obra, o socialista Casagrande cumprimentou os atletas e paratletas presentes. Ele lembrou lembrou que o Governo do Estado trabalha em favor da inclusão, citando a criação da Gerência de Políticas para a Pessoa com Deficiência (GEPPED), no âmbito da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), além da Central de Intermediação em Libras (CIL-ES), um serviço de tradução simultânea de forma a viabilizar a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes, por meio de dispositivo digital.
“Quero cumprimentar cada atleta e cada paratleta aqui presente. Esses investimentos que estamos fazendo são para vocês, que levam o nome do Espírito Santo para todo o Brasil e para o mundo. Sempre que vocês sobem ao pódio, a bandeira do Espírito Santo sobe junto e nada paga isso”, disse.
“Estamos iniciando a construção desse Centro, que será o segundo no país. Além disso, temos um conjunto forte de investimento no esporte. O Espírito Santo investe mais nessa área do que um estado do tamanho de São Paulo, que é o maior do Brasil”, afirmou o governador.
Na ocasião, também foram lançados os editais dos programas Bolsa Atleta e Compete Esportivo, realizadas entregas de materiais esportivos do programa Campeões do Futuro, além das entregas dos certificados para captação de recursos financeiros pela Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba (LIEC).