
O site oficial do Partido Socialista Brasileiro (PSB) sofreu ataques hacker que retirou o página do ar. A ofensiva contra o portal do partido ocorreu na tarde desta quinta-feira (29) e antecede em três dias antes das eleições brasileiras.
O site do partido permaneceu fora do ar por um período de 3h antes de retornar a normalidade. Contudo, às 16h, o site voltou a ser derrubado.
O ataque hacker foi reivindicado pelo Cynosure Team, mesmo grupo hacker que orquestrou ataques à páginas da emissora RedeTV e invandiu sistemas de credenciais de prefeituras de Minas Gerais. No Twitter, o grupo publicou, em tom sarcástico, que o site do PSB “está de férias”.
Acho que o https://t.co/MuKqR4POnO está de férias
— Cynosure Team (@CynosureTeam) September 29, 2022pic.twitter.com/5GhaHuoofp
Ao acessar o grupo dos hackers no Telegram, um usuário afirma que o ataque foi “tão potente que que o domínio do PSB mudou“. Em outra mensagem, o mesmo usuário declara que a derrubada do site da sigla socialista foi um “trabalho finalizado“.

Ataques anteriores
Sem receio de represálias, o grupo hacker Cynosure Team publica nas redes sociais os ataques realizados e os exibe como “conquistas“. De acordo com as informações postadas, os invasores já derrubaram a segurança e acessaram dados de servidores de prefeituras, Câmaras municipais e sites da administração pública de vários estados, como Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, entre outros.
Obtivemos acesso ao servidor de prefeituras e câmeras municipais de cidades de MG. E derrubamos vários portais de diferentes municípios.
— Cynosure Team (@CynosureTeam) March 22, 2022
Mais uma conquista da Cynosure Team#hacked #vazamento #CynosureTeam pic.twitter.com/ECFGPx1lRG
Plataforma de monitoramento da mobilidade de Salvador-BA Hacked by Cynosure Team#Hacked #CynosureTeam #Salvador pic.twitter.com/LtC6R0gsxe
— Cynosure Team (@CynosureTeam) March 16, 2022
Acesso ao sistema da Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro!
— Cynosure Team (@CynosureTeam) March 21, 2022
Essa é apenas uma pequena demonstração:)
$ Hacked by Cynosure Team#RiodeJaneiro #CynosureTeam #Vazamento #Hacked #hacked pic.twitter.com/1SitoS3ImK
Ao capturar informações privadas com as invasões, os participantes do grupo de hackers compartilham entre si documentos oficiais das vítimas. RGs, fotos particulares, passaportes — de brasileiros e estrangeiros —, e outros dados sensíveis são expostos sem nenhuma discrição.
