
A senadora socialista Leila Barros (PSB-DF), a Leila do Vôlei, assumirá a vice-presidência da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal. Ele foi eleita na retomada dos trabalhos semi-presenciais do Congresso Nacional, quando os presidentes e vice-presidentes das comissões temáticas permanentes do Senado foram eleitos.
Leia também: ‘Quando falta comida, esforços deveriam garantir dignidade’, diz Leila Barros sobre PEC Emergencial
A parlamentar pelo Distrito Federal conduzirá os trabalhos com o presidente eleito, senador Marcelo Castro (MDB-PI). Em discurso após a eleição, a vice-presidente ressaltou que a educação foi muito comprometida por conta da pandemia. Segundo Leila, a comissão terá grandes desafios nos próximos dois anos.
“Encaramos os piores índices de investimentos na educação nessa última década. Os jovens, as crianças e todos os brasileiros esperam uma resposta dessa Casa e principalmente dessa comissão, em uma pauta que deveria ser prioritária.”
Leila Barros (PSB-DF)
Leila também manifestou preocupação com a minuta da proposta que extingue os valores mínimos a serem investidos em educação e saúde.
“É um retrocesso tal proposta. Ela afeta diretamente o Fundeb, que foi aprovado pelo Congresso Nacional no ano passado. Temos 70 milhões de brasileiros sem acesso ao ensino básico e o Fundeb é responsável por pelo menos metade do orçamento disponível para gastar por aluno a cada ano em mais de 85% dos municípios brasileiros.”
Leia também: Após pressão, MEC suspende ofício que barrava atos políticos em universidades
A parlamentar do Distrito Federal disse ainda que o futuro dos jovens e, consequentemente, do Brasil passa pela comissão que analisará propostas que competem a normas gerais sobre educação, cultura, ensino e desportos, instituições educativas e culturais, diretrizes e bases da educação nacional, diversão e espetáculos públicos, criações artísticas, datas comemorativas e homenagens cívicas, formação e aperfeiçoamento de recursos humanos entre outros assuntos correlatos.
Com informações da Agência Senado