
Desta segunda-feira (18) até domingo (24) acontece a 18ª Semana Nacional de Museus, com a temática “Museus para Igualdade: Diversidade e Inclusão”, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A semana conta com debates e atividades virtuais promovidos por diferentes instituições de todo país, pelas redes sociais, de forma gratuita.
Anualmente, museus mundo afora realizam atividades e eventos na data criada pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), com tema comum proposto pelo colegiado.
De acordo com o portal Claudia Abril, ao eleger o tema “Museus para Igualdade: Diversidade e Inclusão”, o ICOM pretende estimular os museus brasileiros a darem visibilidade a obras de seus acervos que expressem representatividade.
Confira prévia da programação de alguns museus

Instituto Moreira Salles (IMS)
A área de Educação do Instituto Moreira Salles (IMS) programou um debate online, no dia 20 de maio, às 19h, sobre corpos dissidentes e processos de exclusão que permeiam o espaço público. No dia 22, está prevista uma apresentação sensorial e poética com Linguagem Brasileira dos Sinais (LIBRAS), da artista visual Anne Magalhães, inspirada na música Carinhoso, de Pixinguinha. Acesse as redes da instituição pelo site AQUI e acompanhe as atividades.
Museu Índia Vanuíre
O Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, apresentará, entre os dias 18 e 20 de maio, seus recursos de acessibilidade através de depoimentos de participantes dos projetos socioculturais.
A agenda AQUI também conta com exibições de povos indígenas locais sobre a importância do Museu para a cultura de seu povo.
Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo
A Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo incrementa a semana comemorativa com atividades pelas suas redes socais que começam no dia 20 de maio, a partir das 16h30, com a Casa das Rosas. No dia 21, das 16h30 às 17 horas, é a vez do núcleo educativo da Casa Mário de Andrade apresentar “Educação formal e educação não formal”.
Na sexta-feira (22), a Casa Guilherme de Almeida realizará a live “Guilherme de Almeida e os modernismos”, às 16h30.
As inscrições e lembretes devem ser ativados pelo +Cultura, site da Poiesis. Porém, para participar das lives pelas redes sociais não é preciso se inscrever.
Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul
A Semana Nacional de Museus no Mato Grosso do Sul será organizada e coordenada pelo Sistema Estadual de Museus do estado, com a participação de instituições como o Arquivo Público Estadual e Museu da Imagem e do Som (MIS). Confira a agenda completa das lives AQUI.
Museu do Homem do Nordeste e Engenho Massangana
Em Pernambuco, o Museu do Homem do Nordeste (Muhne) e o Engenho Massangana, vinculados à Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), têm programação de 18 e 24 de maio, nos turnos da manhã (8h às 12h) e da tarde (14h às 17h). As atividades serão transmitidas no canal do YouTube e nas redes sociais da Fundaj. Confira AQUI a programação completa.
Museu Amazônico:
O Museu Amazônico, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), conta com atrações transmitidas ao vivo no Instagram @museuamazonico, onde também pode ser acessada a programação completa.
Com informações de Claudia Abril e Revista Museu.