
Pesquisa FSB/BTG realizada por telefone entre os dias 23 e 25 deste mês aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cresceu um ponto na simulação de votos válidos e ficou com 48%.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) ficou estagnado e tem 37% dos votos válidos. Ciro Gomes (PDT) também ficou parado e aparece com 8% enquanto Simone Tebet (MDB) caiu um ponto e tem 5%.
Os outros candidatos somados apareceram com 3%.
Espontânea
Na pesquisa espostânea, quando não são ditos os nomes dos candidatos, Lula crescceu 2% e aparece com 44%. Bolsonaro permanceu igual, com 34%, enquanto Ciro cresceu um ponto e foi para 5% e Simone Tebet permaneceu com 3%.
Leia também: Lula e Bolsonaro: saiba quem lidera a disputa presidencial em cada estado, segundo o Ipec
Brancos e nulos caíram um ponto e ficaram em 5% enquanto não sabem ou não responderam permaneceu em 3%.
Estimulada
Na estimulada Lula saltou um ponto e foi a 45%. Bolsonaro permaneceu com 35%, Ciro com 7% enquanto Tebet caiu para 4%.
Segundo turno
No segundo turno, Lula aparece com 52% e Bolsonaro com 40%.
A pesquisa ouviu 2 mil eleitores por telefone entre os dias 23 e 25 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e seu índice de confiabilidade é de 95%. O levantamento possui registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob número BR-08123/2022.
Datafolha
De acordo com dados da pesquisa Datafolha divulgados neste sábado (24), 43% dos eleitores brasileiros acreditam que a vida vai ficar melhor se o ex-presidente Lula (PT) vencer o pleito e voltar a ocupar o Palácio do Planalto.
Em sentido inverso, apenas 27% acreditam que, se Bolsonaro (PL) for reeleito pode tornar a vida melhor.
Leia também: Se as eleições fossem hoje, veja quem são os socialistas eleitos no primeiro turno
A pesquisa também simulou a percepção dos eleitores caso Bolsonaro conquiste mais um mandato: para 39%, caso o presidente seja reeleito, a vida vai piorar; 21% acreditam que vai melhorar e 36% acham que vai ficar igual.
Segundo o levantamento, o petista que tinha 45% no último estudo Datafolha, do dia 15 de setembro, ganhou 2 pontos percentuais e chegou a 47% das intenções de voto. Já Bolsonaro manteve os mesmos 33% que já tinha no levantamento anterior. Com isso, a diferença entre os dois candidatos passou a ser de 14 pontos.
Em votos válidos, isto é, desconsiderando os brancos e nulos, Lula chega a 50%, o que praticamente lhe garantiria a vitória já no primeiro turno. Para que a eleição não tenha segundo turno, basta um candidato ter 50% e mais um voto.