
Com apoio dos irmãos Ferreira Gomes na disputa pela Prefeitura de Fortaleza, o deputado estadual José Sarto (PDT) cresceu de 16% para 29% em duas semanas e lidera numericamente as intenções de voto, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (3). O deputado federal Capitão Wagner (Pros) oscilou de 28% para 27% e a ex-prefeita e deputada federal Luizianne Lins (PT) foi de 23% para 24%.
Leia também: Disputa pelo voto evangélico em sete capitais
Os três candidatos estão empatados dentro do limite da margem de erro da pesquisa, de três pontos percentuais, para mais ou para menos. É o primeiro levantamento, no entanto, que aponta a liderança numérica de Sarto, que tem apoio também do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), que está em seu segundo mandato.
Os demais candidatos à Prefeitura de Fortaleza não alcançaram dois dígitos na pesquisa. Heitor Férrer (SD) tem 4% das intenções de voto. Com 2% estão Célio Studart (PV), Renato Roseno (Psol) e Heitor Freire (PSL). Não pontuaram Anízio Melo (PC do B), Samuel Braga (Patriota), José Loureto (PCO) e Paula Colares (UP).
Votos em branco ou nulos somam 6% e eleitores que não sabem em quem vão votar ou não quiseram responder, 3%.
Simulação
O Ibope simulou três cenários para um eventual segundo turno. Nos dois cenários testados com Sarto, o candidato do PDT venceria. Sarto ganharia por 46% a 36% de Capitão Wagner e de 46% a 33% de Luizianne Lins. Se a disputa fosse hoje entre Capitão Wagner e Luizianne Lins, os dois candidatos teriam 41% cada.
Luizianne e Capitão Wagner têm as maiores rejeições entre os candidatos. A ex-prefeita é rejeitada por 38%. Alinhado com o presidente Jair Bolsonaro, o deputado federal tem rejeição de 36%. Sarto é rejeitado por 15%.
A pesquisa Ibope foi contratada TV Verdes Mares e realizada entre 1 e 3 de novembro, com 805 eleitores de Fortaleza.
Há uma semana, o Datafolha divulgou uma pesquisa mostrando o crescimento de Sarto, mas com um cenário diferente para Luizianne Lins. No levantamento realizado entre 26 e 27 de outubro, Capitão Wagner estava na liderança, oscilando de 33% para 31%, enquanto Sarto foi de 15% para 22% e Luizianne, de 24% para 19% em relação ao levantamento do Datafolha anterior, feito nos dias 14 e 15 de outubro. A pesquisa tem margem de erro de três pontos percentuais.
Com informações do Valor Econômico