
Durante cinco dias as produções literárias de autoras e autores negros serão apresentadas no primeiro Festival Literário de Literatura Negra da Zona Norte de São Paulo – Fellin. Essa primeira edição do festival conta com debates plurais e inéditos como do afrofuturismo, por meio de mesas e oficina interativas. O festival começou nessa segunda-feira (13) e vai até sexta (17), de forma virtual, em transmissão ao vivo no YouTube.
Os 42 anos de Cadernos Negros foi tema da mesa de abertura do evento e contou os convidados: Esmeralda Ribeiro, Márcio Barbosa e Miriam Alves, com moderação Raquel Almeida.
A iniciativa, registra o Alma Preta, foi idealizada pela bibliotecária Ketty Valencio, responsável pela Livraria Africanidades. A ideia é incentivar a leitura de narrativas protagonizadas por pessoas pretas.
Os encontros promovidos pela bibliotecária abordam diferentes temas conectados à literatura contemporânea, passando por ancestralidade e poesia, contação de histórias, afrofuturismo, criação literária e uma série de performances.
Confira a continuidade da programação:
14/07 | Terça
19h20: Performance de Victoria Sales.
20h: Mesa 2 – “Nossos Passos Vem de Longe” com as convidadas Bianca Santana, Elizangela Souza e Jenyffer Nascimento. Moderadora: Fernanda Miranda.
15/07 | Quarta
15h: Oficina de escrita com Paloma Franca Amorim.
19h20: Contação de histórias com Aryani Marciano.
20h: Mesa 3 – “Infância, território sagrado” com os convidados Junião e Odara Dele. Moderadora: Lu Bento.
16/07 | Quinta
19h: Performance do Sarau Alcova.
20h: Mesa 4 – “Narrativas para a emancipação” com as convidadas Cidinha da Silva e Vilma Piedade. Moderadora: Ingrid Soares.
17/07 | Sexta
19h30: Mesa 05 – “Afrofuturismo” com os convidados Israel Neto e Lui Ain Zaila. Moderadora: Anne Quiangala.
20h40: Performance artística de encerramento por Poeta Valentine.