
O PSB do Rio Grande do Sul anunciou nesta sexta-feira (09) o nome de Sanny Figueiredo como substituta de Airto Ferronato na disputa a uma vaga ao Senado Federal.
Ferronato informou nesta semana a desistência da candidatura durante entrevista coletiva no dia 05 de setembro.
Leia também: Freixo promete contratar universitários para dar aulas de reforço em escolas
Sanny integra a chapa majoritária do PSB e tem como suplentes o Professor Renato de Oliveira, ex-secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, e Fabiane Peglow, vereadora de São Lourenço do Sul, que é também ativista do Movimento LGBTQIA+ e protetora dos animais.
Sanny era a primeira suplente na chapa com Ferronato e será a única mulher negra a disputar a vaga pelo Estado.
Ao desistir da candidatura, Ferronato alegou não ter recebido recursos do partido para custear campanha. Segundo ele, a sigla depositou R$ 195 mil na conta eleitoral da primeira suplente. Ferrronato alegou que não tinha dinheiro nem mesmo para imprimir o material de campanha, o que teria tornado a situação insustentável.
Em nota, o PSB afirmou que a prioridade do partido são as campanhas para a Câmara Federal, consideradas mais estratégicas no estado.
A socialista tem 43 anos é microempresária, formada em Processos gerenciais e é pós-graduanda em Inteligência de Mercado. Sanny é ativista do Movimento Negro Unificado do RS (MNU/RS), do Grupo de Ações Afirmativas Afrodescendentes (GAAA), integrante das Comissões de heteroidentificação nos processos seletivos do Instituto Federal RS, e atua com atividades e projetos em escolas e comunidades desde 2007 através de oficinas voluntárias.