
A Rússia e a Ucrânia concordaram sobre a necessidade de estabelecer corredores humanitários em regiões sob ataques de Moscou para a saída de civis das cidades em guerra. O acerto ainda não tem detalhes definidos, mas foi anunciado pelas delegações russa e ucraniana após o encontro que ocorreu nesta quinta (03) em Belovezhskaya Pushcha, na região de Brest, em Belarus, próximo da Fronteira com a Polônia. O cessar-fogo deve ocorrer apenas durante as operações de retirada.
Esse foi o segundo encontro entre os dois países para discutir a invasão russa na Ucrânia. Os dos países concordaram em realizar uma terceira rodada de negociações, ainda sem data definida. Pouco antes do anúncio, o presidente russo Vladimir Putin disse em um pronunciamento a TV que os corredores já estavam garantidos pelos russos.
No discurso, Putin reiterou sua intenção de ir até o fim com a guerra e disse estar agindo de acordo com o plano, apesar de alguns problemas logísticos e da resistência ucraniana.
Mais de 1 milhão de pessoas já deixaram a Ucrânia, mas a população total do País é de 44 milhões de habitantes. Até a última quarta-feira (02), o governo em Kiev, capital ucraniana, já contabilizava 2 mil civis mortos, mas não divulgaram os números de militares mortos. Os russos divulgaram 498 militares caídos.