
A Rússia suspendeu as exportações de energia para a Finlândia após país anunciar interesse de se filiar à Otan.
A operadora de energia finlandesa Fingrid confirmou à informação na manhã desde sábado (14).
O vice-presidente sênior de operações do sistema de energia da Fingrid, Reima Päivinen, disse à CNN que o fornecimento foi efetivamente cortado às 12h (07h no horário de Brasília).
Informou, porém que a suspensão não teve impacto no mercado e que a Finlândia pode administrar esse corte. Isso porque a eletricidade russa representa apenas uma pequena fração do consumo total do país.
“Também estamos entrando no verão e menos eletricidade será necessária”, disse Päivinien. Ele disse estar confiante de que a medida russa não irá provocar grandes problemas.
Leia também: Putin afirma que sanções contra a Rússia estão “provocando” crise global
O governo finlandês planeja publicar no domingo (15) uma declaração propondo que o país se junte à Otan. O anúncio foi feito em entrevista coletiva pelo ministro das Relações Exteriores da Finlândia, Pekka Haavisto.
A proposta seria colocada em votação parlamentar na segunda-feira (16) pela manhã. Haavisto disse que a possível filiação à Otan marca uma mudança radical na política externa da Finlândia.
O país compartilha uma extensa fronteira de 1.300 km com a Rússia e sua adesão à Otan significaria aos russos dividir espaço com um país formalmente alinhado aos EUA.
Leia também: Rússia diz que doações de armamento para a Ucrânia é “teste à paciência”
No final de abril, a russa Gazprom afirmou ter interrompido totalmente o fornecimento de gás a Polônia e a Bulgária depois que estes se recusaram a atender uma demanda de Moscou de pagar em rublos e não em euros ou dólares.