
Nesta quarta-feira (6), mesmo dia em que o líder do MDB, Baleia Rossi (SP), anunciou oficialmente sua candidatura à Presidência da Câmara dos Deputados, o deputado André Janones (Avante-MG) comunicou que também concorrerá na disputa pelo comando da Casa.
Por meio de suas redes sociais, ele afirmou que pretende se colocar como uma opção “sem conchavos políticos e sem toma lá dá cá”, ressaltando que a força de sua candidatura vem do apoio popular.
Janones é advogado e está no primeiro mandato como deputado federal. Na Câmara, foi titular da Comissão de Seguridade Social e Família e de duas comissões que investigaram o desastre em Brumadinho (MG) – comissão externa e comissão parlamentar de inquérito (CPI).
Ele também é integrante da comissão especial sobre o Código de Processo Penal (PL 8045/10), da comissão externa sobre o afundamento do solo de Maceió e da comissão que acompanha a negociação de acordo entre a mineradora Vale e o estado de Minas Gerais.
Nomes na disputa
Além de Rossi e Janones, outros dois deputados já anunciaram suas candidaturas: Arthur Lira (PP-AL), aliado apoiado por Jair Bolsonaro (sem partido) e Capitão Augusto (PL-SP). Outros deputados ainda podem se inscrever na disputa.
Baleia Rossi tem o apoio do atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e de 11 legendas: PT, PSL, MDB, PSB, PSDB, DEM, PDT, Cidadania, PV, PCdoB e Rede. A eleição para definir o comando da Câmara no biênio 2021/2022 ocorrerá no começo de fevereiro. Na ocasião, também serão escolhidos os demais ocupantes da Mesa Diretora: dois vice-presidentes, quatro secretários e os respectivos suplentes.
Anúncio de Rossi
Durante a oficialização de sua candidatura, com o slogan “Câmara livre. Democracia viva”, Rossi celebrou a união das legendas de diferentes espectros políticos. “A sociedade quer mais união, mais compaixão, mais respeito, quer mais igualdade. A sociedade espera uma luta por democracia e por liberdade”, disse. “Em vários pontos divergimos, mas a beleza da democracia está no respeito e na boa convivência.”
Rossi se comprometeu a aprovar as reformas estruturais da economia e discutir a manutenção do auxilio emergencial aos mais vulneráveis. “A pandemia não acabou. Hoje temos milhões de brasileiros que vão deixar de receber auxílio emergencial e que vão voltar a ter grandes dificuldades de ter o alimento à mesa”, declarou. “Temos de buscar uma solução, ou aumentando o Bolsa Família ou trazendo novamente o auxílio emergencial.”
Perfil
Baleia Rossi, 48 anos, é presidente nacional do MDB e líder do partido na Câmara dos Deputados. Está no seu segundo mandato como deputado federal e iniciou a carreira pública aos 20 anos, quando foi eleito vereador na cidade de Ribeirão Preto (SP). É filho do ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Wagner Rossi.
O parlamentar é autor de uma das propostas de reforma tributária em discussão na Câmara dos Deputados. A PEC 45/19 acaba com cinco tributos e também cria os impostos sobre bens e serviço.
Em 2020, Baleia Rossi foi relator na Câmara do auxílio financeiro de R$ 2 bilhões a santas casas e hospitais filantrópicos para atuação de forma coordenada no combate à pandemia (Lei 13.995/20).
Com informações da Agência Câmara de Notícias