
O centro da cidade de Recife foi escolhido o território prioritário para a implementação do projeto Alianças para Transformação Urbana, liderada pelo World Resources Institute (WRI) e também pelo Instituto Internacional para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (IIED) e pelo Instituto de Meio Ambiente e Segurança Humana (UNU-EHS), ligado à Universidade das Nações Unidas.
O projeto promove a alteração de realidades sociais locais por meio da formação de novos modelos de governança e coalizões urbanas. A metodologia de desenvolvimento do projeto é focada na estruturação de Laboratórios Urbanos que promovem e apoiam a cocriação de soluções sustentáveis para problemas urbanos.
Em 2037, a capital pernambucana completa 500 anos e o prefeito João Campos (PSB) tem investido na revitalização e modernização da área central da cidade por meio do Programa Recentro. Por isso, foi escolhida como potencial área-piloto para a implementação do Alianças para Transformação Urbana.
A escolha foi feita em reunião realizada na última sexta-feira (11) entre o Gabinete do Centro do Recife e as instituições internacionais. Na ocasião, foram alinhados os processos para definir o escopo das ações para melhorias urbanas para a capital.
Em novembro, João Campos lançou o Recentro. O plano de recuperação abrange incentivos fiscais, inovação e tecnologia, e a ampliação dos investimentos públicos nos bairros.
O programa será gerido pelo Escritório Recentro de Gestão, uma nova estrutura montada exclusivamente para pensar o centro do Recife em toda sua complexidade.
Por PSB Nacional