
Sete pontos percentuais separam os pré-candidatos ao governo da Bahia ACM Neto (União Brasil) e Jerônimo Rodrigues (PT) aponta a primeira pesquisa eleitoral da AtlasIntel, contratada pelo Grupo A Tarde.
A distância pode ser ainda menor, considerando que a margem de erro é de 2 pontos percentuais. ACM Neto tem 39,7% das intenções de voto e o petista 32,6%.
Leia também: Com Bolsonaro, Brasil chega a 46 milhões de permissões para compras de armas civis
João Roma (PL) segue em terceiro lugar com 10,5%. Kleber Rosa (PSOL) obteve 2,1% e Giovani Damico (PCB) 0,2%. Os votos brancos e nulos somam 6,8%. Os entrevistados que não souberam responder representam 8,2% dos entrevistados.
O questionário foi feito de forma estimulada, quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados aos entrevistados.
Para o CEO da empresa, o cientista político Andrei Roman, a proximidade entre os dois candidatos pode ser explicada pelo fato de a pesquisa apresentar o partido de cada político.
“Jerônimo tem um desempenho bastante estimulado pela transferência de votos do Lula e do Rui Costa, duas figuras políticas com muito boa aprovação na Bahia. Ocorre uma associação direta ao PT. Ele [Jerônimo] é menos conhecido do que ACM Neto, por exemplo. Mas você saber que ele é do PT ou não pode fazer uma diferença maior do que para o ACM Neto você saber se ele é ou não do União Brasil, porque o PT tem um nível de preferência partidária que o União Brasil não tem”, explica Roman.
Segundo turno
Na simulação de um possível segundo turno, entre os três pré-candidatos mais bem colocados, Neto venceria Jerônimo por 47% a 33,7%. Contra Roma, o pré-candidato do União Brasil venceria por 51,5% a 17%.
O terceiro cenário seria entre Jerônimo e Roma e o petista venceria com 40,7% contra 19,7% dos votos para o candidato do PL.
Disputa presidencial
O AtlasIntel sondou também os eleitores sobre a disputa presidencial e o pré-candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, vence com folga na Bahia. A chapa Lula/Alckmin teria 64,8% dos votos, contra 23,1% para Jair Bolsonaro (PL).
A pesquisa ouviu 1.683 pessoas na Bahia, entre os dias 8 e 14 de julho a partir de recrutamento digital aleatório (Atlas RDR). O estudo está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 02664/2022 . A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.