
O PSDB iniciou consulta interna que irá avaliar a expulsão do deputado federal Celso Sabino (PA). A iniciativa foi motivada pela indicação do parlamentar para o cargo de líder da Maioria na Câmara dos Deputados, por partidos do Centrão.
O grupo, composto por 10 partidos, entre eles o Progressistas, se tornou base do presidente Jair Bolsonaro. Hoje, o cargo é ocupado por Aguinaldo Ribeiro (Progressistas-PB).
O pedido de expulsão foi anunciado em nota publicada pelo PSDB nas redes sociais, nessa quarta-feira (05).
“Comunicamos que, ainda na tarde de hoje, serão adotadas as medidas formais para submeter, conforme regras internas, a solicitação de expulsão do deputado Celso Sabino dos quadros do PSDB“, diz trecho da nota.
Segundo o Estadão, por trás da decisão está a disputa para o comando da Câmara Federal, entre o atual presidente, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o líder do Progressistas, Arthur Lira (AL), pré-candidato.
A intenção seria enfraquecer Maia, uma vez que Sabino foi escolhido pelo bloco comandado por Lira.
A função do líder é ser o porta-voz da maioria das siglas com representação na Casa. Por isso, é comum ser um nome que mantenha sintonia com o governo.
O indicado é chancelado pelo partido ou bloco que tem o maior número de deputados.
Mas, a suposta estratégia para derrubar Maia foi negada por Lira. “Mais uma vez, uma dimensão desproporcional a um fato. Caso haja mudança na liderança da Maioria, a mesma será feita em comum acordo com os líderes em cumprimento ao regimento da Casa”, disse o deputado, em nota.
Abaixo a íntegra da nota do PSDB:
Considerando os fatos noticiados ontem, pela imprensa nacional, de possível nomeação para liderança da maioria do deputado Celso Sabino (PSDB-PA);
Considerando a formalização, na data de hoje, do referido deputado para o cargo;
Considerando a posição política do PSDB em relação ao governo federal;
Considerando a postura do parlamentar, sem discussão e em dissonância com o partido, com as lideranças nacionais e de bancada, a respeito das repercussões e consequências de se deixar indicar para tal função dentro da Câmara Federal;
Comunicamos que, ainda na tarde de hoje, serão adotadas as medidas formais para submeter, conforme regras internas, a solicitação de expulsão do deputado Celso Sabino dos quadros do PSDB.Bruno Araújo, presidente nacional do PSDB.
Com informações do Estadão e Congresso em Foco