
O PSB fechou acordo com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e ficou com a presidência da nova comissão de Indústria e Comércio. O acerto com Lira afasta a oposição da área que está sob responsabilidade do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).
Alckmin foi nomeado por Lula como ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
O presidente da Câmara aprovou na quarta-feira (8) a criação de uma comissão só para Indústria e Comércio. Os assuntos relacionados ao Desenvolvimento Econômico serão debatidos em uma comissão à parte.
A sigla indicará o deputado federal Heitor Schuch, do Rio Grande do Sul, para presidir a comissão. A negociação com Lira foi conduzida pelo líder da bancada do PSB, Felipe Carreras, de Pernambuco.
O bloco formado para a eleição de Lira contou com 20 partidos que deram 464 votos para a reeleição de Lira. Foi a maior votação da história para um presidente da Câmara dos Deputados.
A Câmara não deve ter reunião de líderes para fechar a distribuição de comissões. Lira conversará com cada líder e montará o quebra-cabeça do acordo causando o menor “trauma” possível, apurou o Poder360.
Há ainda a possibilidade de novas comissões permanentes serem criadas na Câmara vindas da divisão de colegiados que já existem. A de Desenvolvimento Econômico é uma que poderia ser fatiada.
A ideia é que, com mais comissões, fique mais fácil contemplar satisfatoriamente todas as siglas envolvidas na reeleição de Lira. Além disso, há a preocupação de que os colegiados da Casa fiquem mais parecidos com a organização da Esplanada de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O que está quase fechado por Lira é que devem ter ao menos 5 novas comissões. Em esboço que circula pela Câmara, seriam criados colegiados de Povos Originários e uma Comissão da Amazônia.
Eis o que está sendo discutido sobre as comissões entre técnicos da Câmara:
- A Comissão de Seguridade Social e Família viraria a Comissão de Saúde e a Comissão de Seguridade;
- A Comissão de Ciência e Tecnologia, Educação e Informática seria subdividida em Comissão de Ciência e Tecnologia e a Comissão de Informática;
- A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia seria desmembrada para formar a Comissão de Integração Nacional e a Comissão da Amazônia;
- Criação da Comissão dos Povos Originários;
- Criação da Comissão da Primeira Infância e Adolescência.