
O atual 1° secretário da Câmara Municipal do Recife, Romerinho Jatobá (PSB), foi eleito nesta sexta-feira (1°) o novo presidente da Casa para o biênio 2021-2022 com 34 votos. Ele substitui Eduardo Marques (PSB), que ocupou o cargo por quatro anos. O atual líder da bancada de governo, Eriberto Rafael (PP), elegeu-se 1° secretário, cargo responsável pelas finanças da Câmara. Quem deve assumir o seu lugar na liderança do governo é o vereador Samuel Salazar (MDB).
“A Câmara dos Vereadores vai estar sempre em consonância com a vontade do povo e a gente tem a oportunidade de fazer com que os recifenses encontrem na Câmara a sua voz e a sua vez. É com esse compromisso que a gente assume a presidência tendo um orgulho danado de poder ocupar esses espaço, uma responsabilidade imensa, e ainda mais hoje que é um dia histórico para o povo do Recife, é um dia histórico para a Câmara eéum dia histórico para mim. A gente acaba de ser eleito o presidente mais jovem da história da Câmara Municipal do Recife”, disse Romerinho em discurso emocionado.
Além do presidente e do 1° secretário, foram eleitos Helio Guabiraba (PSB) para 1a Vice-presidência, Professora Ana Lúcia (Republicanos) para a 2ª Vice-presidência, Fred Ferreira (PSC) para 3ª Vice-presidência, Natália de Menudo (PSB) para a 2ª Secretaria, Zé Neto (Pros) para a 3ª Secretaria, Almir Fernando (PCdoB) para a 1ª Suplência e Fabiano Ferraz (Avante) para a 2ª Suplência. Entre os eleitos para a nova Mesa, apenas dois são vereadores de primeiro mandato: Zé Neto e Fabiano Ferraz.
A eleição da Mesa Diretora da Casa José Mariano teve bate-chapa apenas na disputa do cargo de presidente. Ivan Moraes (Psol) obteve quatro votos: o dele, de Dani Portela (Psol), Jairo Britto (PT) e Liana Cirne (PT). O agora ex-presidente, Eduardo Marques (PSB) havia afirmado que se candidataria à reeleição, e se manteve como candidato pelo menos até a última quarta-feira (30), mas acabou decidindo retirar o seu nome da disputa e votou em Romerinho.
No legislativo municipal e estadual, é comum que se façam acordos antes mesmo da eleição para evitar bate-chapa, sobretudo entre vereadores do mesmo partido. E não foi diferente nesta eleição. Hélio Guabiraba e Aderaldo Pinto, que haviam se colocado inicialmente como candidatos à 1° Secretaria, também desistiram.
Ivan representa o grupo oposicionista do campo da esquerda, ao contrário da oposição majoritária que atua na Câmara, com a bancada liderada pelo vereador Renato Antunes (PSC). PT e Psol formaram a chapa liderada por Marília Ar-raes (PT) na eleição do Recife, que disputou contra o prefeito eleito, João Campos (PSB), o segundo turno. Já Osmar Ricardo, um dos três candidatos eleitos do PT, votou em Romerinho Jatobá para a presidência.
Liana e Jairo, aliados de Marília, já anunciaram que adotaram postura de oposição durante os seus mandatos. O diretório municipal do PT deve se reunir no próximo dia 27 de janeiro para fazer uma avaliação dos fatos políticos do ano de 2020.