
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) ingressou no Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir urgência na vacinação contra a Covid-19. Outros partidos de oposição – PCdoB, PT, Cidadania e PSOL – subscrevem o pedido de antecipação de tutela de urgência ao ministro da Suprema Corte, Ricardo Lewandowski.
Leia também: Covid-19: Brasil registra mais de 2 mil mortes pelo 2º dia consecutivo
Na ação, os socialistas e demais partidos solicitam que o governo federal, por meio do Ministério da Saúde, adote as providências necessárias para imunizar toda a população brasileira.
Os partidos querem, caso seja necessário, a aprovação de crédito orçamentário extraordinário para compra imediata de vacinas aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
PSB pede reformulação do Plano Nacional de Imunização
Além disso, a ação apresentada ao STF pede a garantia das condições necessárias para que as vacinas adquiridas sejam distribuídas às unidades da Federação.
Os partidos exigem também que o Plano Nacional de Imunização seja reformulado para que toda a população brasileira seja imunizada contra o coronavírus até o final deste ano.
O PSB e demais partidos que assinam a ação pedem ainda que a União seja obrigada a transferir os recursos financeiros necessários para que os estados e o Distrito Federal possam adquirir a quantidade de vacinas necessárias para imunizar a população brasileira.
Pelas redes sociais, o presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, afirmou que a “confusão em que se converteu a vacinação obriga as forças políticas responsáveis a agir”. “Por isso, nós do PSB – e PCdoB, PT, Psol e Cidadania – provocamos o STF para assegurar que estados e municípios tenham vacinas para imunizar a população (com ou sem apoio do governo federal)”, declarou.