
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) realiza sua convenção nesta sexta-feira (29). O evento que está sendo realizado nesta tarde vai confirmar a candidatura do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB), a vice-presidente na chapa encabeçada pelo ex-presidente Lula (PT), que também participa da convenção. Acompanhe ao vivo nas redes do Socialismo Criativo.
A convenção será o grande evento de oficialização da chapa, ainda que o PT já tenha realizado a convenção, na quinta (21).
Lula, que estava em Pernambuco em agenda da pré-campanha ao lado de Alckmin, não participou da convenção do PT e da federação com o PCdoB e PV.
O evento foi mais protocolar para seguir a determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que obriga os partidos a realizarem convenções para formalizar seus candidatos.
A convenção socialista é simbólica também por reforçar o relacionamento entre os dois políticos e por representar uma aliança quase inédita na política brasileira.
Lula e Alckmin estiveram em lados opostos da disputa por diversas vezes e chegaram a concorrer para presidente em 2006, quando o petista venceu o adversário no segundo turno. Na época, Alckmin ainda militava no PSDB.
O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, afirmou que a aliança é histórica. “Derrotar o bolsonarismo e o fascismo é a razão de ser da parceria entre partidos compromissados com a democracia, liberdade e o crescimento do país”, disse Siqueira.
Geraldo Alckmin se filiou ao PSB em março deste ano, consolidando a união entre as siglas em torno da indicação do nome do ex-governador à chapa com Lula.
A confirmação da candidatura sela a parceria de Alckmin com Lula na chapa do Vamos Juntos pelo Brasil pelo Brasil, que reúne PT, PSB, PCdoB, PV, Rede, PSOL e Solidariedade.