
Por meio de nota divulgada nesta segunda-feira (15), o PSB exigiu de Jair Bolsonaro (sem partido) uma manifestação a respeito dos últimos ataques ao prédio do Supremo Tribunal Federal (STF). Na noite de ontem, domingo, ativistas bolsonaristas soltaram foguetes próximo ao prédio da Corte, declarando ameaças à instituição.
No texto, assinado pelo presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, a sigla cobra veemência do presidente na condenação do que chamou de “atentado à democracia”, em “nome da harmonia dos poderes, do regular funcionamento do sistema de pesos e contrapesos, da natureza democrática da imensa maioria” da população.
Incitação da extrema-direita
Além dos riscos materiais contra o patrimônio público nacional pelo lançamento de rojões e morteiros, o partido afirma que houve, por parte do grupo, a incitação de “outros ativistas de extrema-direita, ou militantes de mesma natureza, a adotarem iniciativas similares ou ainda mais graves”.
O PSB também reforça que a manifestação coordenada por apoiadores de Bolsonaro “tem caráter nazifacista, demonstra ter apetite para ações violentas e desrespeita à luz do dia e na calada da noite os fundamentos de nossa democracia”.
Na mesma nota, o partido também se solidariza com o Supremo e seus ministros e reforça seu integral apoio ao pacto político fundacional por meio da Constituição Federal de 1988 que originou a atual configuração dos poderes brasileiros.
Leia, na íntegra, a nota divulgada:
O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL É UM DOS PILARES DA DEMOCRACIA BRASILEIRA E NÃO PODE SER ATACADO IMPUNEMENTE
O Partido Socialista Brasileiro – PSB assistiu com preocupação e total indignação o ataque ao Supremo Tribunal Federal – STF, desferido por meio do lançamento de rojões e morteiros contra sua sede em Brasília, Distrito Federal.
Além dos riscos materiais evidentes desse ato, perpetrado contra o patrimônio público nacional, houve por parte do grupo que o realizou um intento simbólico, no sentido de incitar outros ativistas de extrema-direita, ou militantes de mesma natureza, a adotarem iniciativas similares ou ainda mais graves.
Diante desses fatos gravíssimos, o PSB se solidariza integralmente com o Supremo Tribunal Federal e seus ministros e condena de forma veemente este atentado à democracia brasileira e a um de seus poderes constituídos, que tem por ente constituinte a totalidade da nação brasileira, que formulou seu pacto político fundacional por meio da Constituição Federal de 1988.
Em nome da harmonia dos poderes, do regular funcionamento do sistema de pesos e contrapesos, da natureza democrática da imensa maioria de nossa população, o PSB exige do senhor presidente da República uma manifestação clara a respeito desse acontecimento, no sentido de condená-lo com a veemência que merece.
Cabe observar que o grupamento que lançou os morteiros contra o STF tem caráter nazifacista, demonstra ter apetite para ações violentas e desrespeita à luz do dia e na calada da noite os fundamentos de nossa democracia. É, portanto, para todos os fins de direito, uma agremiação de arruaceiros e criminosos, que devem ser combatidos com todos os meios e toda a força da lei.
Carlos Siqueira
Presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro – PSB