
A Rede Sustentabilidade formalizou apoio à pré-candidatura de Marcelo Freixo (PSB) ao governo do Estado do Rio, nesta quinta-feira (23), na sede do PSB na capital fluminense, no Centro. A coligação foi firmada em entrevista coletiva de Freixo e da ex-candidata à presidência, Marina Silva, com a presença do presidente do PSB, Carlos Siqueira, parlamentares do partido e lideranças locais, como os deputados federais Alessandro Molon (PSB) e Jandira Feghali (PCdoB), e o deputado estadual Carlos Minc (PSB).
“O estado precisa ser governado com ética pelas forças progressistas. A fome e o desemprego estrutural voltaram. O Rio não pode mais ser governado pela máfia. Os ex-governadores foram presos e deixaram o Rio nessa situação, dominado pelo tráfico de drogas e pela milícia. Hoje há um grande número de pessoas para as quais a constituição não vale. E elas estão bem perto da gente, daqui a cinco, 10 minutos de distância”.
Marcelo Freixo
Freixo destacou ainda a necessidade de união dos partidos de centro-esquerda. “Com união, coragem e trabalho nós vamos resgatar o Rio de Janeiro”, escreveu.
O líder da Minoria na Câmara destacou: “A gente precisa pegar a história do Rio em nossas mãos. E a gente tem que fazer isso juntos. Não é uma chance, é uma necessidade”. E anunciou:
“Os ex-governadores citados foram presos e deixaram o Rio nessa situação, dominado pelo tráfico de drogas e pela milícia. Hoje há um grande número de pessoas para as quais a constituição não vale. E elas estão bem perto da gente, daqui a cinco, 10 minutos de distância”, disse Freixo, destacando a necessidade de união dos partidos de centro-esquerda:”A gente precisa pegar a história do Rio em nossas mãos. E a gente tem que fazer isso juntos. Não é uma chance, é uma necessidade”.
Marcelo Freixo
De acordo com Marina Silva, da Rede Sustentabilidade, a aliança faz parte de um processo de diálogo com o PSB e outros partidos em busca de propostas mais sustentáveis para o estado.
Leia também: Freixo fala sobre a necessidade de mobilização contra política armamentista de Bolsonaro
“Manifestar apoio à pré-candidatura de Marcelo Freixo no Rio de Janeiro é iniciar um processo de diálogo com o PSB e outros partidos para a articulação e formulação de um programa com propostas para melhorar o estado do Rio de Janeiro e resgatar a capacidade das pessoas em sonhar com uma sociedade mais justa, próspera, democrática, diversa e sustentável.”
Marina Silva
Socialistas pedem unidade de esquerda
O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, disse que o partido pretende unificar a esquerda no Rio de Janeiro para construir uma candidatura vitoriosa.
O deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ) anunciou apoio à candidatura e compareceu ao evento, aparecendo como um dos articuladores da candidatura que pode levar Freixo ao governo do RJ.
Ex-ministro do Meio Ambiente, o deputado estadual pelo PSB no Rio de Janeiro, Carlos Minc compareceu ao evento para manifestar apoio ao pré-candidato.
Com informações de O Dia e Extra