
Em reunião realizada no início da tarde desta quarta-feira (17), o PSB e demais partidos que integram a Liderança da Minoria e da Oposição – PT, PDT, PCdoB, PSOL e Rede – decidiram abrir representação coletiva no Conselho de Ética contra o deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) após os ataques protagonizados pelo bolsonarista contra o Supremo Tribunal Federal (STF), que culminaram na sua prisão na noite de ontem.
Leia também: ‘Imunidade não é impunidade’: políticos apoiam prisão e pedem cassação de Silveira
Em nota enviada à imprensa, os líderes das legendas reforçam que o bloco apresentará um pedido único, com a assinatura dos representantes das siglas, sob o argumento de que Silveira quebrou o decoro parlamentar ao atacar a Constituição e as instituições. O grupo pede ainda que o processo seja analisado de forma célere na Comissão que avalia os casos para que a seja posteriormente votado no plenário da Câmara, com direito a voto aberto.
“As nossas bancadas se posicionarão pela manutenção da prisão do deputado infrator e reforçamos a importância do voto aberto nesta questão”, diz um trecho.
Partidos contra decretos que liberam armas
Na mesmo texto, o líder do PSB, Danilo Cabral (PE) e outros signatários declaram que apresentaram um outro de Projeto de Lei Complementar (PDL) para sustar os decretos das armas anunciados por Jair Bolsonaro (sem partido) na véspera do Carnaval.
Neles, o presidente altera outros quatro atos do próprio governo, editados em 2019, com o propósito de ampliar ainda mais o acesso aos armamentos. Segundo os líderes partidários a prioridade máxima governo deve ser “vacina para todos e prorrogação do auxílio emergencial já”.
Na tarde desta quarta-feira (17), o STF referendou, por unanimidade, a decisão do ministro Alexandre de Moraes de determinar a prisão do deputado.
Leia, na íntegra, a nota dos partidos:
NOTA DOS PARTIDOS DA MINORIA/OPOSIÇÃO NA CÂMARA
Em reunião realizada no início da tarde desta quarta-feira (17), os partidos da Liderança da Minoria/Oposição (PT, PSB, PDT, PCdoB, PSOL e REDE) deliberaram:
- Os partidos representarão coletivamente o deputado DANIEL SILVEIRA (PSL/RJ) ao Conselho de Ética. Esse será um pedido de todos os partidos e lideranças de nossa bancada. Consideramos que o deputado QUEBROU O DECORO ao atacar a Constituição e as Instituições. O processo deve ser analisado de forma célere no Conselho de Ética e posteriormente no plenário da Câmara
- As nossas bancadas se posicionarão pela manutenção da prisão do deputado infrator e reforçamos a importância do voto aberto nesta questão
- Apresentaremos coletivamente o PDL para sustar os decretos das armas
- Neste momento, a nossa prioridade máxima é a seguinte: Vacina para todos e prorrogação do auxílio emergencial já!
José Guimarães
Líder da Minoria na Câmara dos Deputados
André Figueiredo
Líder da Oposição na Câmara dos Deputados
Carlos Zarattini
Líder da Minoria no Congresso Nacional
Enio Verri
Líder da Bancada do PT na Câmara dos Deputados
Danilo Cabral
Líder da Bancada do PSB na Câmara dos Deputados
Wolney Queiroz
Líder da Bancada do PDT na Câmara dos Deputados
Taliria Petrone
Líder da Bancada do PSOL na Câmara dos Deputados
Renildo Calheiros
Líder da Bancada do PCdoB na Câmara dos Deputados
Joênia Wapichana
Representante da REDE na Câmara dos Deputados