
Rafael Parente (PSB) foi oficializado como candidato à disputa ao Governo do Distrito Federal neste domingo (31). A convenção do partido ocorreu no auditório da Câmara Legislativa do DF (CLDF), e lançou Parente ainda sem vice, e sem nomes definidos para o Senado Federal. A legenda socialista trabalha para definir nomes para compor a chapa de Parente, seja “puro-sangue”, seja por meio de coligações com outras legendas.
Ao lado de Parente, estavam nomes importantes do PSB, como o ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB), lançado a deputado federal; o presidente do PSB-DF e candidato a deputado distrital, Rodrigo Dias e o deputado federal Professor Israel Batista, que concorrerá à reeleição.
Em seu discurso, Israel não poupou críticas ao governador Ibaneis. Exaltou o período em que Rollemberg (2014-2018) esteve à frente do Buriti e destacou a atuação de Parente na luta pela educação.
Ainda afirmou que o objetivo do partido é encher a bancada com candidatos eleitos de forma democrática.
Rollemberg, filiado mais antigo da legenda, também expôs seus objetivos de campanha enquanto candidato à Câmara dos Deputados. Relembrou as conquistas de seu governo e deixou claro o apoio à candidatura da chapa de Luíz Inácio Lula da Silva (PT) à presidência. “Apoiamos a decisão do PSB de apoiar a chapa Lula e Alckmin. Não é sobre gostar do PT ou do Lula, a questão é derrotar o Bolsonaro”, afirmou.
50 anos em cinco
“Essa eleição é a das nossas vidas. As pessoas que estão aí, como Bolsonaro e Ibaneis, destruíram a educação, a nossa saúde. Manipularam a história, sucatearam tudo, desidrataram nossos recursos. Eles tiraram a nossa esperança, o nosso orgulho de sermos brasileiros e orgulho do Distrito Federal. Vamos resgatar tudo isso”, disse Parente.
Ainda em discurso, Parente usou o lema do ex-presidente da República, Juscelino Kubitschek, de que faria “50 anos em cinco”, em alusão a um plano de metas. “Faremos a diferença porque temos formação e experiência, porque conhecemos a máquina pública e sabemos que é possível, em quatro anos, fazermos muito mais pela nossa cidade. O presidente JK demonstrou que 50 anos são possíveis em 5, e para o PSB serão 40 anos em quatro”, complementou.
Confira a lista dos candidatos:
- Governador: Rafael Parente (PSB)
Vice-governador: ainda a definir - Senador: ainda a definir
Deputados distritais pelo PSB
- Ana Elen Ferreira
- Bruno Gurgel
- Darley César de Jesus Cantillo
- Estevão Cubas Rolim
- Fábio Rodrigues
- Glayce Helena Barbosa Alves
- Guilherme Carvalho
- Janaina Almeida
- Dra. Josefina
- Santos
- Lucas Luz Reis dos Santos
- Luzia de Lourdes Moreira de Paula
- Manoel Everton dos Santos Laurentino
- Marlon Anderson Costa
- Múcio Botelho de Oliveira
- Nayere de Souza Albuquerque
- Raissa Rossiter
- Professor Ricardo Rocha
- Rodrigo Francelino Alves
- Rodrigo Dias
- Suzele Veloso de Oliveira
- Thaynara Melo Rodrigues
- João Paulo
Pré-candidatos a deputados federais pelo PSB
- Mãe Baiana
- Rodrigo Rollemberg
- Professor Israel Batista
- Paula Benett
- Larissa Schmidt
- Japão Viela
- Marcos Wesley
- Estevão Lopes
- Professor Cristiano
Com informações do Correio Braziliense