
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), pediu ajuda à China para o Brasil superar a pandemia da Covid-19. O deputado falou com o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, durante uma videoconferência nesta terça-feira (9).
Leia também: Brasil ultrapassa a marca de 1,5 mil mortes diárias pela Covid-19
Após o encontro virtual, Lira divulgou uma carta em que reafirma a parceria entre Brasil e China e pede que o país asiático ofereça insumos e vacinas contra a Covid-19.
“Eu me dirijo ao governo chinês neste momento de grande angústia para nós brasileiros, para que nossos parceiros chineses tenham um olhar amigo, humano, solidário e nos ajudem a superar a pandemia, oferecendo os insumos, as vacinas, todo o apoio de que o Brasil precisa neste grave momento”.
Arthur Lira
O presidente da Câmara defendeu também a vacinação em massa contra a Covid-19 como forma de superar a pandemia, assim como o acesso a todos os imunizantes disponíveis contra a doença.
China é o maior parceiro comercial do Brasil, aponta Lira
Na carta, Lira lembra que a China é o maior parceiro comercial do Brasil e defende o diálogo para reforçar os laços entre os dois países e minimizar possíveis atritos diplomáticos.
Segundo o parlamentar, os interesses das duas nações não podem ser afetados pelas “circunstâncias, pelas ideologias, pelos individualismos”. Mas apenas e tão somente pelo interesse nacional e pelo bem-estar dos dois povos, enfatizou.
“Faço esse apelo para que salvemos vidas de brasileiros – brasileiros que alimentam e salvam vidas de chineses com nossa produção agrícola. É com compreensão, diálogo e respeito, solidariedade mútua, que iremos reforçar cada vez mais nossos laços.”
Arthur Lira
Estreitamento de relações China e Brasil
O presidente da Câmara divulgou o encontro pelas redes sociais e compartilhou imagem da carta enviada ao embaixador chinês.
O embaixador Yang Wanming também usou as redes sociais para divulgar o encontro com o presidente da Câmara.
Com informações da Agência Brasil