
“A solidariedade e a valorização das coisas do lugar, na forma de soluções para necessidades e anseios em tempos de isolamento” é o tema do Prêmio da Economia Criativa de João Pessoa 2020. As inscrições para a premiação são gratuitas e podem ser feitas aqui até 30 de setembro, por pessoas físicas ou jurídicas.
O prêmio é uma realização do Laboratório de Inovação Cultural (Labin), dentro das ações do Programa João Pessoa Cidade Criativa da Unesco, promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa.
Poderão concorrer projetos com até 4 pessoas com iniciativas referentes às sete áreas definidas pela Unesco. São elas: Artes Midiáticas (jogos, aplicativos); Arte Popular e Artesanato (produtos tridimensionais feitos à mão); Cinema (roteiros, videoclipes, documentários); Design (projetos de design em todas as áreas); Gastronomia (produtos e serviços gastronômicos de entrega doméstica); Literatura (contos, ensaios, crônicas, publicações virtuais) e Música (apresentações musicais durante a quarentena, composições musicais).
Além de dados pessoais, na ficha de inscrição tem espaço para descrever o problema em 600 palavras, a solução e ainda um vídeo e cinco imagens em pdf. Conheça o regulamento.
O prêmio
A iniciativa visa premiar as melhores ideias, sejam na forma de produtos ou serviços inovadores, que foram criados em decorrência do isolamento social obrigatório causado pela Covid-19.
Os vencedores serão escolhidos por meio de uma exposição virtual, por meio de votação pública online. A exposição será realizada de 1º de outubro a 30 de novembro e a divulgação dos premiados está prevista para 15 de dezembro.
João Pessoa Cidade Criativa
A Capital João Pessoa foi anunciada como Cidade Criativa pela Unesco em 31 outubro de 2017, na categoria artesanato e arte popular (Crafts and Folk Art), junto com Brasília (DF), na categoria Design, e Paraty (RJ), na Gastronomia, além de outras 61 cidades escolhidas no mundo. O pedido de reconhecimento foi elaborado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa em parceria com o Sebrae.