
Metade do primeiro escalão do governo João Campos (PSB), na Prefeitura do Recife, está definida com os nomes divulgados ontem pelo futuro gestor. Com as quatro indicações de ontem, a lista de escolhidos chega a uma dezena. Dois nomes ligados a partidos que apoiaram o socialista, um do MDB e outro do PDT foram anunciados. A expectativa é que a partir desta quarta a tendência continue. Os novos nomes indicados podem vir do PP, do Solidariedade e do PCdoB.
Do grupo do MDB próximo ao senador Jarbas Vasconcelos e ao deputado federal Raul Henry, Murilo Cavalcanti permanecerá à frente da Secretaria de Segurança Cidadã do Recife. Ao divulgar sua escolha, o socialista justificou que os municípios podem e devem ter um papel ativo na prevenção social do crime.
Isso através de políticas próprias e integradas com outros entes e alinhadas com a necessidade da promoção de cidadania, cultura de paz e não violência. O Compaz seria um dos instrumentos ao lado de medidas “como a redefinição do papel da Guarda Municipal na segurança ostensiva e experiências ajudem a garantir mais segurança cidadã e inclusão social”.
O PDT da vice-prefeita Isabella de Roldão ficará com a Secretaria de Trabalho e Qualificação. A advogada Adriana Rocha será a titular. Professora de direito da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e ex-conselheira Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ela terá o desafio de impulsionar a geração de emprego e renda.
Outras duas mulheres tiveram os nomes confirmados para funções estratégicas na prefeitura. A economista Maíra Fischer comandará a Secretaria de Finanças, enquanto Giovana Gomes Ferreira ficará à frente da Procuradoria Geral. Maíra participa da equipe de transição dos dois governos, é servidora pública no estado de Pernambuco desde 2011, enquanto Giovana atuou como procuradora adjunta do estado.
Á frente do Gabinete de Imprensa ficará o jornalista Gilberto Prazeres, com passagens por veículos de comunicação e na Secretaria Executiva de Imprensa do estado. Ao divulgar o nome de Gilberto, João Campos prometeu uma administração transparente.