
A agressão proferida por um deputado contra mulheres parlamentares por um dos mais ferrenhos aliados do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) na Câmara dos Deputados repercutiu na tarde desta quinta-feira (3). Em fala no Plenário, Bibo Nunes (PSL-RS) referiu-se a colegas mulheres como “histéricas” e as classificou como “deputéricas”.
“Deputadas histéricas, vou criar um neologismo: “Deputérica”. Quando eu falar ‘Deputérica’, estarei me dirigindo a uma Deputada histérica, que não tem posicionamento, que não tem bom senso e que não se enquadra dentro do decoro parlamentar”, disse Bibo Nunes durante a votação da medida provisória da Casa Verde e Amarela, que a oposição está contra.
Entre as integrantes da bancada feminina no Congresso a reação foi imediata e muitas afirmaram que levarão o caso ao Conselho de Ética da Casa.
Ex-líder do PSOL, Fernanda Melchionna (RS) não poupou na resposta a Nunes. “O sujeito chama mulheres parlamentares, que criticam Bolsonaro, de ‘Deputéricas’ (deputada histérica) para atacar o que ele chama de vitimismo das mulheres. Obviamente, nossa bancada e da oposição reagiram. Bibo Nunes é misógino e deve ir pro lixo da história junto com Bolsonaro”, afirmou.
‘Falta de decoro’
A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) recordou que pessoas histéricas possuem distúrbios emocionais ou psíquicos. “Parece-me que é o deputado quem precisa de tratamento, porque isso se chama misoginia, aversão às mulheres. Isso é uma forma de agressão, de falta de decoro. Isso merece, de fato, uma análise do Conselho de Ética”, reagiu.
“Não vai nos calar. Chega de ódio misógino!”. Assim reagiu a deputada federal pelo PT-DF, Érika Kokay.
No Twitter, a deputada Tabata Amaral (PDT-SP) também criticou a postura do congressista. “É inadmissível que um parlamentar, em plena sessão, chame deputadas da oposição de ‘histéricas’ e ‘deputéricas’. A discordância e o debate são da democracia. Via Secretaria da Mulher, denunciaremos a fala e postura machista de Bibo Nunes à Corregedoria e Comissão de Ética”, disse.
‘Deputado exemplo de machista’
Houve reação também na ala masculina. Deputado Tadeu Alencar (PSB-PE) chamou de ‘torpe’ a fala do bolsonarista. “O deputado Bibo Nunes é um exemplo de machista que agride as mulheres e quer se promover com elas. É torpe. A sua expressão é uma homenagem ao preconceito travestido de quebra de decoro. Deputérica é esse conservadorismo boçal, com gosto de passado. Engula o seu neologismo, deputado!”, escreveu o pernambucano em suas redes sociais.
“O ‘deputérico’ Bibo Nunes já desdenhou da morte de idosos pela Covid-19. Hoje, protagonizou mais uma cena deplorável de agressão às deputadas federais. Total repúdio!”, escreveu o vice-líder do PCdoB, deputado Márcio Jerry (MA) em suas redes sociais, recordando ofensas anteriores já proferidas pelo congressista.
1 comentário