
Nesta quinta-feira (18), acaba o prazo para o eleitor solicitar à Justiça Eleitoral o voto em trânsito. Quem vai estar fora da cidade onde vota no dia do pleito, 2 de outubro, precisa pedir permissão de votar em outro lugar. A solicitação deve ser feita presencialmente em qualquer unidade de atendimento da Justiça Eleitoral.
Nessa data, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida podem fazer o pedido de transferência temporária para uma seção com acessibilidade.
Além disso, também é o último dia para requerimento, alteração ou cancelamento da habilitação para votar em seção distinta da origem, pelo eleitor que se enquadre nas seguintes situações:
I – presas e presos provisórios(as) e adolescentes em unidades de internação, sendo estendida a prerrogativa às agentes e aos agentes penitenciários, às polícias penais e às demais servidoras e servidores desses estabelecimentos, caso instalada seção eleitoral;
II – integrantes das Forças Armadas, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ferroviária Federal, Polícias Civis, Polícias Militares, Corpos de Bombeiros Militares, Polícias Penais Federal, Estaduais e Distrital, e Guardas Municipais, que estiverem em serviço por ocasião das eleições;
III – pertencentes a populações indígenas, quilombolas e das comunidades remanescentes (Res.-TSE nº 23.569/2021, art.13 § 5º);
IV – juízas, juízes, promotoras e promotores eleitorais, e servidoras e servidores da Justiça Eleitoral.
Não é possível votar em trânsito fora do Brasil. No entanto, quem tem o título de eleitor cadastrado no exterior, mas estiver no território brasileiro no dia das Eleições 2022, poderá votar em trânsito para o cargo de presidente da República, desde que habilitado no prazo.
Outras datas importantes
Na sexta-feira, 26 de agosto, é o último dia para as mesárias, os mesários e as pessoas convocadas para apoio logístico requererem, alterarem ou cancelarem a habilitação para votar em seção distinta da origem.
Leia também: Saiba qual o perfil padrão dos candidatos nas eleições 2022
Dia 30 de agosto, terça-feira, estará disponível, por aplicativo ou na internet, o serviço de consulta à seção de votação, atualizada com as informações a respeito da transferência temporária da eleitora ou do eleitor.