
Cada dia mais se torna importante pensar cidades integradas às necessidades daqueles que as constituem: as pessoas. Pensando em transformar o território urbano e seus elementos constitutivos, o Insper, o Arq. Futuro e o Itaú Cultural realizam a pós-graduação em urbanismo social ‘Gestão Urbana, Políticas Públicas e Sociedade’, com oferta de bolsas integrais a estudantes de todo o Brasil.
O processo seletivo tem inscrições abertas até o dia 20 de agosto.
Além de conceder bolsas de estudo, a pós-graduação irá possibilitar a participação de alunos sem a escolaridade mínima exigida. Para esses, será emitidos certificados de conclusão em curso de extensão.
De acordo com o Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), a diversidade é um dos critérios a ser avaliado entre os candidatos que pleitearem a concessão de bolsa. Os organizadores ressaltam “a importância de ter candidatos que emprestem à turma distintas correntes de pensamento e experiências profissionais”.
O curso tem duração de um ano e é composto de quatro trilhas, sendo uma por trimestre. Ao longo do percurso, o aluno é instruído sobre instrumentos de financiamento urbano, métodos de pesquisa quantitativa e qualitativa, comunicação, estruturação institucional, design thinking e avaliação de impacto.
Confira as trilhas:
- Problematização e conceitos em urbanismo social;
- Contextualização e caracterização dos territórios;
- Governança do território, articulação e engajamento social e cultural;
- Inovação e proposição de mudança.
As aulas começam em 26 de outubro e acontecem às quintas e sextas, das 9h às 18h, e aos sábados, das 8h às 17h. Veja aqui o cronograma do processo seletivo.
Objetivo da pós-graduação
A formação pretende desenvolver no aluno a capacidade necessária para a estruturação de soluções integradas e territorializadas. A ideia é preparar profissionais para problemas urbanos complexos, adequadamente formulados, que visem enfrentar situações de vulnerabilidade social em suas cidades. O curso possibilita complementar a formação continuada de gestores públicos e profissionais voltados a essa área de atuação.
A quem se destina
O curso de pós-graduação em urbanismo social mira gestores públicos, do terceiro setor e da iniciativa privada, que possuam caráter inovador, profissionais e agentes comunitários, independentemente de sua formação acadêmica.
Saiba mais e faça sua inscrição no site do Insper, aqui.